Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Campanha “Conte até 10” é lançada no Rio Grande do Norte - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 24/2/14, às 18h28.

Disseminar a paz e a tolerância nas escolas. Esse é o objetivo da Campanha “Conte até 10 nas escolas”, lançado nesta segunda-feira, 24/2, em Candelária (RN) durante seminário aberto a professores, gestores, promotores de Justiça e à comunidade. A campanha se trata de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público, representado pelo MP/RN, da Secretaria Estadual de Educação e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) com o objetivo de cultivar a não violência em sala de aula. O “Conte até 10 nas escolas”é voltado para as escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte, com foco nos alunos do ensino médio.

 

O seminário foi aberto pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis e contou com as participações das promotoras de Justiça, Iveluslka Xavier (CAOP Cidadania), Luciana D'Assunção (CAOP Criminal) e Gerliana Rocha (CAOP Infância e Juventude); a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), André Mauro; a corregedora-geral do Ministério Público, Maria de Lourdes Azevedo; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; Tamar Dias, membro auxiliar do CNMP.

 

Para a promotora de Justiça, coordenadora do Caop Cidadania, Iveluska Lemos Xavier, a ação do MP visa conscientizar os jovens sobre a importância de um ambiente escolar pacífico. “Nossa ação procura diminuir a violência nas escolas, temática tão pertinente nos dias atuais. O “Conte até 10” funcionará de forma integrada à grade curricular dos estudantes estaduais. Os professores receberão uma cartilha com vários temas, como bullying, direitos humanos e combate à violência.”, afirmou.

 

De acordo com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, a parceria com o Ministério Público Estadual representa um passo importante para a melhoria da paz no âmbito escolar do RN. “Esse projeto, em parceria com o MP, vem somar-se a várias ações que grandes instituições públicas articulam para a discussão e implementação de ações a respeito desse contexto notório, diariamente visto em todos os veículos de imprensa, que é a violência nas escolas. A vulnerabilidade dos jovens estudantes nessa sociedade em crise de valores é um dos maiores prejuízos sociais atuais. Estou muito satisfeita e emocionada com o Conte Até 10, que representará um avanço na educação do nosso estado”, confia.

 

Em suas considerações iniciais, o procurador-geral de Justiça destacou o estímulo à cultura da tolerância entre os estudantes. “Nosso objetivo maior é estimular a cultura da paz, da tolerância e respeito ao próximo entre os jovens, conscientizando-os a deixar de lado eventuais aborrecimentos os quais poderão tornar a violência algo banal. O melhor ambiente para se ensinar isso é, certamente, a escola, unindo-se ao apoio familiar”, disse Rinaldo Reis.

 

Informações e foto: Ascom MP/RN