Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tabelas Unificadas - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 21/9/11, às 14h28.

CNMP conhece sistema de tabelas unificadas do MT

O Conselho Nacional do Ministério Público e o Ministério Público de Mato Grosso realizaram, nessa sexta-feira (23), em Cuiabá (MT), o segundo Workshop de Tabelas Unificadas. A ideia era apresentar o novo modelo de Tabelas Unificadas a ser adotado nos sistemas de informações de todas as unidades do Ministério Público e discutir sua implantação e implementação.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso já efetuou cerca de 80% das adequações necessárias para o cumprimento da meta relacionada às tabelas unificadas. Segundo o procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, “há tempos o Ministério Público de Mato Grosso vem investindo no desenvolvimento de sistemas de informática e já estamos adiantados no que se refere às adequações das tabelas unificadas. A PGJ tem trabalhado em parceria com a Corregedoria-Geral e, com certeza, cumpriremos o prazo estabelecido para finalização dos trabalhos”.

Segundo ele, a adoção das tabelas unificadas possibilitará ao Ministério Público a apresentação de informações claras e precisas à sociedade. Após essa unificação, os sistemas não deverão ser utilizados apenas como instrumento para geração de relatórios, mas como suporte para o desenvolvimento do planejamento estratégico. “A partir do momento que tivermos informações precisas e seguras sobre a atuação do Ministério Público, teremos condições de efetuar comparações para melhorarmos o nosso trabalho de forma que contemple às prioridades da sociedade”, afirmou.

A presidente do Comitê Gestor das Tabelas Unificadas e membro auxiliar do CNMP, promotora de Justiça Martha Silva Beltrame, destacou que a unidade do Ministério Público de Mato Grosso foi a primeira a receber o workshop. “Esse é o primeiro sistema que estamos conhecendo que já está adequado às tabelas. É gratificante verificar o engajamento de todos nesse processo de construção que possibilitará a disseminação da integração entre as unidades do Ministério Público Brasileiro”, ressaltou a presidente do comitê.

Segundo ela, a padronização dos termos que norteiam a atuação do Ministério Público contribuirá para que, juntos, procuradores e promotores de Justiça construam uma instituição forte, integrada e atuante. “A implementação de sistemas de informática mais uniformes também possibilitará a troca de informações entre Ministério Público, sociedade e demais órgãos da Justiça”, finalizou.

Tabelas Unificadas

Instituídas pela resolução CNMP. n. 63/10, as tabelas unificadas irão uniformizar terminologias e nomenclaturas de procedimentos judiciais e extrajudiciais em todo o MP brasileiro, facilitando o fluxo de informações e o acesso a dados e estatísticas. Um dos desdobramentos do projeto é a Resolução CNMP n. 74/11, que alterou as Resoluções 32 e 33 e instituiu os novos relatórios já de acordo com as regras novas e de preenchimento mais simples pelos MPs. As tabelas unificadas devem estar implantadas em todo o Brasil até dezembro deste ano, conforme determina a resolução 63/10.

Os próximos workshops serão realizados na Bahia (6 e 7 de outubro) e em Manaus (26 e 27 de outubro). Saiba mais sobre as tabelas unificadas no endereço http://www.cnmp.gov.br/tabelasunificadas/.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124/34
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.