Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto João Cidadão é destaque do XXI Congresso Nacional do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 5/10/15, às 18h41.

João Cidadão RIOO Projeto João Cidadão é um dos destaques do XXI Congresso Nacional do Ministério Público, que será realizado de 6 a 9 de outubro, no Rio de Janeiro. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil e aproximar o Ministério Público da sociedade.

O XXI Congresso Nacional do Ministério Público tem como objetivo fomentar o debate em torno da atuação do Ministério Público dentro e fora das plataformas digitais, promover a integração e a troca de experiências entre os Ministérios Públicos Estaduais e da União, permitindo a análise de casos de sucesso e de desafios observados, e definir novas frentes de atuação do MP no ambiente virtual.

A página do Projeto João Cidadão, lançada em 23 de junho de 2015, no Facebook, já alcançou mais de 67 mil seguidores, uma média de 17 mil curtidas a cada mês. As publicações do personagem alcançaram mais de 1,2 milhão de pessoas. A maioria dos seguidores são jovens, sendo 38% de 18 a 25 anos.

O projeto rendeu parcerias com perfis de grande repercussão entre os jovens nas redes sociais, como Este é Alguém e Disney Irônica. Os temas de maior destaque referem-se à Igualdade e Liberdade de Expressão; Direito à Cidade; Direito da Pessoa Idosa e Direito à Educação. A utilização de personagens populares, como Homer Simpson e o Professor Girafales, conquista o público jovem, gerando inúmeros comentários e compartilhamentos.

Saiba mais sobre o João Cidadão
www.facebook.com/joaocidadaooficial
Lançada a campanha João Cidadão

XXI Congresso Nacional do MP
O XXI Congresso Nacional do Ministério Público, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e realizado pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), é voltado para membros do Ministério Público brasileiro e de outros países da América Latina. A abertura oficial do Congresso acontece nesta terça-feira, dia 6, às 20 horas, no Teatro Municipal.

Participarão como expositores, além dos integrantes da instituição, artistas locais, com destaque para o ator da Rede Globo Nelson Freitas, representantes de entidades parceiras da sociedade civil, da área jurídica e de órgãos governamentais promovendo o debate sobre temas de grande relevância jurídica e interesse social.

O encontro terá como assuntos de destaque: corrupção, lavagem de dinheiro, crime organizado, delação premiada, audiências de custódia, redução da maioridade penal, mobilidade urbana, direitos humanos, crise energética e o papel do MP na violência urbana.


Haverá palestras do ministro Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal), do ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, do professor Roberto Romano (UNICAMP), do procurador Andrey Borges (Operação Lava-Jato), entre outros palestrantes de diversos países.

Um dos painéis, sobre “Combate à corrupção e lavagem de dinheiro”, terá participação do procurador-geral do estado de Rhode Island (EUA), Peter Kilmartin, do procurador-geral da República do Peru, Pablo Velarde, e do promotor paulista Silvio Marques. A presidência da mesa é do procurador-geral de Justiça do Rio, Marfan Martins Vieira.

O painel “Métodos especiais de investigação na luta contra o crime organizado” terá, além do procurador antimafia italiano Maurizio de Lucia, o chefe do escritório das Nações Unidas sobre Crime, o mexicano Antonio Mazzitelli, o espanhol Ignacio de Lucas Martin (Rede Ibero-americana de Promotores Anti-drogas), Nivio Nascimento (Nações Unidas) e o procurador-geral de Buenos Aires, Martin Ocampo.

O promotor do MPRJ Luciano Mattos, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), uma das organizadoras do evento, presidirá o painel sobre “O Papel do MP no Controle da Violência Urbana”. A realização também é da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), e da International Association of Prosecutors (IAP).

Sob os temas “Os Desafios e Oportunidades do Ministério Público Brasileiro na Era Digital” e “Novos Desafios, Novas Estratégias”, o evento também debaterá a atuação do MP dentro e fora das plataformas digitais, as reformas constitucionais e as mudanças legais necessárias para aperfeiçoar os sistemas de justiça e serão debatidos diversos outros temas de interesse da sociedade.

Durante o evento também haverá a divulgação da campanha de 10 Medidas de combate à corrupção, promovida pelo MPF em parceria com os MPs dos Estados. A campanha busca 1,5 milhão de assinaturas para aprovar as propostas de mudanças legislativas para aprimorar o combate a corrupção no Brasil.As medidas agrupam 20 anteprojetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional.


Confira aqui a programação completa do evento.

Com informações do MP/RJ