Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Alunos da rede pública de ensino do RJ conhecem projeto João Cidadão - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 7/10/15, às 09h53.


O XXI Congresso Nacional do Ministério Público e a V Conferência Regional da International Association of Prosecutors para a América Latina, promovidos pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), tiveram início nessa terça-feira, 6 de outubro, na capital fluminense. O destaque da abertura do evento foi a apresentação do Projeto João Cidadão para cerca de 400 alunos da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Os jovens participaram com perguntas debatendo o formato educacional brasileiro, propondo mudanças e trocando experiências. Durante o encontro dessa terça-feira, ainda houve apresentações de música, poesia e trabalhos artísticos, todos centrados em temas como cidadania e educação de qualidade.

Na ocasião, o coordenador do Projeto João Cidadão, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP), Eduardo Cambi, e as promotoras de Justiça Maria Elmira, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG), e Bianca Mota, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), explicaram que o projeto busca estimular o público jovem ao debate sobre educação e cidadania.

Para Eduardo Cambi, o MP quebrou um paradigma importante, pois iniciou o XXI Congresso Nacional do Ministério Público ouvindo a população, dando espaço para a educação e promovendo o diálogo com a juventude brasileira de forma alegre e dinâmica. Segundo ele, a iniciativa reforça o papel do MP e o aproxima da sociedade.

“É possível que o Ministério Público promova a cidadania por meio da comunicação acessível ao jovens, criando empatia e proximidade acerca do tema direitos humanos. Isso mostra que estamos alcançando o objetivo de ouvir a população e saber o que ela espera da nossa atuação, além de mostrar como trabalhamos para defender o direito à educação”, enfatizou o coordenador do projeto João Cidadão.

Os 400 alunos que participaram do evento são dos colégios estaduais Chico Anysio, Joaquim Nabuco, Pedro Alvares Cabral, André Morais, Infante Dom Henrique e Ayrton Senna.

 Fotos: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).