Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Campanha João Cidadão é divulgada em evento internacional na Índia - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 26/10/15, às 06h30.

india

O projeto João Cidadão ganhou visibilidade mundial ao ser apresentado na 16ª ConferênciaInternacional de Chefes de Justiça do Mundo sobre o artigo 51 da Constituição da Índia , realizado entre os dias 9 a 13 de outubro, em Lucknow, na Índia. A exposição do projeto foi conduzida pelo membro auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Michel Romano, eapresentada pela juíza de Direito do estado de São Paulo Daniela Faria Romano, que contextualizou a criação e a importância da campanha para uma plateia de milhares de estudantes da City Montessori School (CMS).

Na apresentação, crianças de 12 a 17 anos souberam como a campanha João Cidadão foi concebida e planejada para ser um instrumento estratégico de comunicação democrática com a juventude acerca dos direitos humanos. Foram levadas ainda ao conhecimento do público, composto por pessoas de mais de 50 países, informações que retratam a realidade social brasileira eorientaram a concepção do projeto, ou seja, as estatísticas demográficas do país; a atuação do sistema judiciário e do Ministério Público; além das condições de exercício dos direitos humanos no Brasil.

As crianças participantes do evento puderam conhecer a página do João Cidadão no Facebook evisualizar alguns "memes" que se destacaram desde o lançamento do projeto. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas acerca da iniciativa promovida pelo CNMPe sobre a realidade da juventude brasileira quanto ao acesso aos direitos humanos fundamentais. A participação na conferência foi uma oportunidade de “levar para crianças de outros países uma percepção de direitos humanos no Brasil por meio da campanha João Cidadão”, destacou Michel Romano. Por sua vez, a interlocução com chefes de Estado, chefes de governo e representantes do judiciário (foto) que prestigiaram o encontro “foi profícua no sentido de estimular a divulgaçãointernacional do projeto, que já é um produto pronto para ultrapassar as fronteiras do MP brasileiro”, completou.

 

Projeto João Cidadão 

A campanha “João Cidadão” pretende propagar conteúdo formativo e informativo sobre os direitos de todos os cidadãos, por meio de uma abordagem bem-humorada e dinâmica, apta a aproximar a sociedade - e principalmente os jovens - do debate sobre a cidadania. As informaçõese o conteúdo explicativo sobre os temas abordados na campanha estão publicados no Facebook (www.facebook.com/joaocidadaooficial) e no hotsite www.cnmp.mp.br/joaocidadao.

A página do Projeto João Cidadão, lançada em 23 de junho de 2015, no Facebook, já alcançou quase 80 mil seguidores, uma média de 20 mil curtidas a cada mês. As publicações do personagem alcançaram mais de 1,2 milhão de pessoas. A maioria dos seguidores são jovens, sendo 38% de 18 a 25 anos.

16ª Conferência Internacional de Chefes de Justiça do Mundo 

A City Montessori School (CMS) é a instituição de ensino responsável pela organização da conferência e  tem, atualmente, cerca de 50.000 estudantes em todo o mundo. O tema do encontro em 2015 foi “Unindo o mundo para as crianças por meio da aplicação da legislação mundiale da governança global eficaz”. O artigo 51 da constituição da Índia, que foi a norma inspiradora doevento, aborda a promoção da paz e da segurança internacional, ressaltando que o Estado deve esforçar-se para incentivar as relações de amizade entre as nações e fomentar o respeito pelo direito internacional.

Veja aqui a apresentação da campanha no evento.


Saiba mais
CNMP lança a campanha “João Cidadão”

 

Fotos: Assessoria da conferência.


Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial