Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa evento de integração e aprimoramento das ouvidorias do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 5/11/15, às 16h39.

ouvidoria MG 5627Começou nesta quinta-feira, 5/11, a “Ação Nacional: Integração e Aprimoramento das Ouvidorias do Ministério Público”. O evento reúne, em Brasília, 48 participantes, entre ouvidores e servidores de todo o Brasil, com o objetivo de discutir iniciativas e projetos para melhorar a integração entre os órgãos e a efetividade dos serviços prestados ao cidadão.

“O tema proposto é algo que causa sempre aflição, é o sonho, o desejo de todo ouvidor e de todo o Ministério Público: integração e aprimoramento”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público, Antônio César Cioffi de Moura, destacando a relevância e a pertinência do encontro. “Essa é uma oportunidade muito importante para que possamos debater a atuação das Ouvidorias e, por isso, me sinto muito honrado em estar aqui”, afirmou o ouvidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que também integrou a mesa de abertura do evento.

Ao dar boas-vindas aos participantes, o ouvidor nacional do Ministério Público, conselheiro Sérgio Ricardo de Souza, destacou que o Brasil é um país continental e que as ouvidorias das 27 unidades da federação, além das do Ministério Público da União, têm realidades bastante particulares, mas é importante que haja uniformidade. “O papel fundamental desse evento é conseguirmos construir algo que permita uma unidade de procedimento. Precisamos unificar o modo de acesso e de resposta ao cidadão, compartilhando as boas práticas, sempre respeitando a independência institucional”, afirmou.

Para a procuradora-geral da República em exercício, Ela Wiecko, o cidadão precisa ver o Ministério Público como uma instituição com práticas em comum, mesmo em estados da federação diferentes, para que ele possa entendê-la melhor. “Nós, que somos a Ouvidoria dentro da Ouvidoria, temos esse desafio: construir esse espaço de universalização, mas com muito cuidado. Os sistemas informatizados não podem substituir o contato pessoal, direto, com o cidadão”, afirmou. Também compôs a mesa de abertura o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheiro Orlando Rochadel.

Congresso de Gestão

Promovido pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público e pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a “Ação Nacional: Integração e Aprimoramento das Ouvidorias do MP” integra a programação do 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. O evento reúne mais de 700 membros e servidores do Ministério Público, entre os dias 4 e 6/11, no Hotel Royal Tulip, em Brasília-DF.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial