Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão de Memória Institucional visita Memorial do MPMG - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 17/11/15, às 13h33.

comissao memoriaO presidente da Comissão de Memória Institucional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Antônio Duarte, e a membro auxiliar Paula de Ávila visitaram, no dia 9 de novembro, o Memorial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Na oportunidade, eles foram recebidos pela assessora especial do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPMG, promotora de Justiça Danielle de Guimarães Germano Arlé, e pelo coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.

Em visita ao Memorial, os membros da Comissão tomaram conhecimento do histórico de implantação do órgão e sobre as perspectivas referentes à sua gestão e ao seu desenvolvimento.

Tiveram contato, também, com a prática do painel Memória em Destaque que, periodicamente, coloca em evidência uma personalidade ligada à trajetória do MP mineiro. No dia da visita, o destaque era o escritor José Lins do Rego, que foi promotor do MP/MG no período de outubro de 1925 até 1926, tendo sido nomeado para a Comarca de Manhuaçu.

Na reunião, onde estavam presentes os promotores de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda e Danielle de G. G. Arlé e a servidora Cristina Pedrosa Garabini, Coordenadora da Diretoria de Informação e Conhecimento, foram debatidas questões relacionadas ao planejamento e trato da gestão documental, bem como aspectos pertinentes ao próprio desenvolvimento de uma cultura de preservação da memória institucional.

O promotor de Justiça Marcos Paulo de Miranda esclareceu que o Memorial do MP/MG integra o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), participando das reuniões periódicas realizadas pelo órgão, destacando a importância de uma política institucional abrangente e contínua voltada para conferir especial resguardo à memória do MP.

Além disso, foi desenvolvida uma agenda de trabalho com membros do MP mineiro com atuação na tutela do patrimônio cultural e com servidores que lidam com o Memorial.

Para o presidente da Comissão, conselheiro Antônio Pereira Duarte, “o Memorial do MP/MG é a demonstração de uma gestão comprometida com a preservação da memória e da história institucionais, tornando-se espaço essencial de diálogo com o entorno comunitário, fazendo refletir a importante rota de construção do próprio MP mineiro, com seus princípios, valores e referências, que não podem e não devem ser devorados pela poeira do tempo. A memória do MP pertence à sociedade”.

Com informações da Ascom co MP/MG.


Foto: Ascom MP/MG