Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Manual trata da profissionalização de adolescentes privados de liberdade - Conselho Nacional do Ministério Público
Cidadania
Publicado em 21/1/16, às 13h47.

adolescente qualificacao paintA Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CIJ/CNMP) lançou, em junho de 2015, um manual de atuação do Ministério Público para a implementação de aprendizagem e qualificação profissional para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e em situação de acolhimento institucional. A publicação tem como objetivo fomentar a concretização do direito à profissionalização e escolarização de adolescentes.

A obra apresenta a linha de atuação do Ministério Público na perspectiva do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, trata da realização de ações de escolarização numa abordagem que observe o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, e de capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

A linha metodológica que orienta o manual indica as principais formas de atuação que poderão ser protagonizadas por membros do Ministério Público dos estados e por membros do Ministério Público do Trabalho. Seja em atuação isolada ou conjunta, a atuação deve ser norteada para a efetividade da proteção e a garantia dos direitos fundamentais da criança e adolescente.

Para a CIJ/CNMP, a aplicação das medidas socioeducativas inseridas no contexto da Doutrina de Proteção Integral e da Prioridade Absoluta, a qual assegura a efetivação dos direitos fundamentais na realização de políticas públicas e na destinação dos recursos necessários à sua execução, deve ter caráter pedagógico. Precisa também promover o fortalecimento de vínculos familiares e a reinserção dos adolescentes na comunidade, prevendo ações relacionadas à escolarização, à profissionalização e à cultura.

Confira aqui outras publicações produzidas pelo CNMP.