Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Estratégia - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 9/11/11, às 15h19.

CNMP lança Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público

IMG_0044Com o objetivo de integrar e aperfeiçoar o Ministério Público brasileiro, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta quarta-feira (9/11) em Brasília, o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN 2011/2015). O lançamento do PEN aconteceu durante o 2º Congresso de Gestão do Ministério Público, promovido pelo CNMP, e segue até dia 10 de novembro, no Hotel Royal Tulip Alvorada. O objetivo é debater temas de interesse da instituição nas áreas de gestão, comunicação e tecnologia da informação, além de compartilhar informações e disseminar boas práticas para o aprimoramento da atuação do MP.

Cerca de 350 membros e servidores acompanharam a apresentação do Mapa Estratégico do Planejamento, os desdobramentos das estratégias e os quatro temas prioritários que tratam de improbidade administrativa e corrupção, da infância e juventude, do combate à criminalidade e do meio ambiente.

O presidente do CNMP, Roberto Monteiro Gurgel Santos, convidou membros e servidores de todos os ramos e estados do MP a colaborarem com os desdobramentos dos temas prioritários e destacou a importância do PEN para o desenvolvimento de um MP mais eficiente e justo. “Para se obter sucesso é preciso dedicação e empenho de todos os membros e servidores. A primeira parte já está pronta, agora precisamos dar continuidade a este trabalho que integrou e respeitou cada unidade desde o começo de sua construção”, revela.

De acordo com a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP, conselheira Cláudia Chagas, o PEN já nasce integrado e alinhado com os mapas existentes nos MPs dos Estados e da União e reflete a intensa participação de seus membros. “Ele traduz nossa missão, visão e objetivos. É o resultado de nossas reflexões, autocríticas e dos valores que prestigiamos. Divulga ainda o que queremos, sempre levando em consideração recursos, pessoas, processo, e em especial, a sociedade, que espera um Ministério Público forte, autônomo e com uma atuação responsável e efetiva”, conta.

Ela explicou ainda que os desdobramentos de cada tema dependem da participação efetiva de cada um e que já existem nos MPs projetos de sucesso e que podem fazer parte do Planejamento: “A caminhada está apenas começando. Por isso, precisamos do apoio e participação de todos. Muito fizemos, mas sei que ainda temos muito o que fazer. O desafio é grande, precisamos integrar os projetos já existentes nos MPs dos Estados e da União para que sejam desenvolvidos nacionalmente. Podemos trabalhar juntos, com projetos de interesse comum e que atenderão a todos” , completa.

O secretário de gestão estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público, Fernando Quintans, lembra que os temas foram escolhidos com base em vários levantamentos realizados durante o projeto, como a enquete realizada com 1474 promotores e procuradores dos diversos ramos do MP sobre as prioridades nacionais relacionadas à área fim do órgão, além de entrevistas com os procuradores-gerais e os nove encontros regionais realizados. “Com os resultados desses levantamentos, o grupo de trabalho pôde construir uma agenda estratégica capaz de alinhar esses temas aos ramos do MP em torno de objetivos comuns, com foco na melhoria dos serviços prestados à sociedade”, diz.

Clique aqui e leia todas as notícias do Planejamento Estratégico .

Foto: Luiz Antônio (PGR)


Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Telefones: (61) 33669124/ 9134
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.