Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grupo de Trabalho para preservação da memória do MP faz terceira reunião - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 29/4/16, às 15h50.

Grupo de Trabalho para preservação da memória do MP faz terceira reuniãoNa última quarta-feira, 27 de abril, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF, o Grupo de Trabalho (GT) criado dentro da Comissão Temporária de Memória do CNMP fez sua terceira reunião. A finalidade do encontro foi dar continuidade às discussões sobre os meios a serem adotados para otimizar e uniformizar a preservação da memória institucional do MP.

A reunião foi aberta pelo conselheiro Antônio Duarte, presidente da Comissão, que comunicou a todos a prorrogação, pelo Plenário do CNMP, da vigência da Comissão por mais um ano.

Duarte afirmou que todos os conselheiros se mostraram muito sensíveis aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e que se projetam de forma afirmativa na valorização da memória e da história do MP e, muito em especial, deste órgão constitucional de controle. Além disso, ele encareceu a todos sobre a necessidade de se avançar no encaminhamento das soluções que visam dotar o CNMP de um memorial e tudo o que guarda pertinência com o plano nacional que está sendo elaborado pelo GT.

Aliás, o ponto de maior destaque desse terceiro evento foi exatamente a continuação dos trabalhos alusivos à confecção do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Planame), que engloba não apenas a gestão documental, mas também diretrizes para a criação de memoriais e para a preservação da memória institucional do MP.

Outro ponto importante da reunião foi o debate acerca da criação do memorial do CNMP. Os participantes conversaram, principalmente, sobre como operacionalizar a criação desse novo centro de memória, o qual tem por propósito resgatar a trajetória dessa primeira década do Conselho, ao mesmo tempo em que se perspectiva manter viva a sua história e de todos os que vêm contribuindo para valorizar os trabalhos desenvolvidos pelo órgão. De acordo com Duarte, “o CNMP está sendo construído dia a dia, de modo que tudo o que vem sendo realizado em prol do melhoramento do perfil do MP brasileiro não pode passar em branco, devendo se perenizar para todas as futuras gerações”.

No dia seguinte à reunião, o GT aproveitou para fazer duas visitas institucionais. A primeira foi ao Centro de Memória do Ministério Público Militar (MPM), e a segunda, ao memorial do Ministério Público Federal (MPF) na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Presentes à reunião

Abaixo, a lista dos que compareceram à terceira reunião do GT:

Antônio Duarte – conselheiro do CNMP
Paula de Ávila e Silva P. Nunes – membro auxiliar da Comissão de Memória Institucional e coordenadora do GT
Yara Maciel Camelo – promotora de Justiça do MPDFT
Martha Weiss Jung – promotora de Justiça do MP/RS
Cristina Rasia Montenegro – promotora de Justiça do MPDFT
Simone Aparecida Barbosa – servidora na Procuradoria da República em Goiás
Konrad Augusto A. Amaral – arquivista no MPF
Danielle Alves Batista – arquivista no MPT
Fernanda Rosa de Vasconcelos Oliveira – arquivista no MPF