Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Novos secretários-gerais do CNMP tomam posse nesta segunda-feira, 20 de junho - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 20/6/16, às 15h53.

silvio amorim 2856O procurador regional da República da 1ª Região Silvio Amorim (foto) e o procurador da República no Rio de Janeiro Guilherme Raposo tomaram posse nesta segunda-feira, 20 de junho, como secretário-geral e secretário-geral adjunto do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), respectivamente.

Conduzida pelo presidente do CNMP, Rodrigo Janot, a solenidade foi realizada na sede do Conselho, em Brasília, e contou com a presença de 150 pessoas, entre conselheiros, membros do Ministério Público, servidores e integrantes dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Após a assinatura do termo de posse, Silvio Amorim agradeceu a presença de todos e o voto de confiança de Janot. “Aqui dentro procurarei bem cumprir a função que me foi designada. Novamente é o momento de eu agradecer ao presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e dizer: 'Presidente, aqui, nesta Casa, você vai ter sempre a sua fortaleza para toda a atuação quer for necessária'”, afirmou.

Ao finalizar, Amorim dirigiu-se à esposa e ao filho, na plateia. “Julieta e Gabriel, provavelmente vou estar menos tempo em casa daqui pra frente. Mas desde que tomei posse como membro do Ministério Público, comigo nasceu um ideal. E esse ideal se renova hoje. Não terá como ser diferente.”

O presidente, Rodrigo Janot, explicou que o secretário-geral é uma peça-chave na instituição porque proporciona ao colegiado as condições para proferir as suas decisões e editar os seus atos normativos. Ao falar sobre a escolha de Amorim, Janot afirmou que ele tem experiência em gestão e o que chamou de “fidelidade institucional”. “O Silvio se entrega à instituição que ele pertence, como vocês verão a entrega ao Conselho Nacional do Ministério Público,” disse. E tranquilizou: “Todas as pessoas que aqui estão estarão dividindo conosco a responsabilidade de dar continuidade com seriedade, com segurança e profissionalismo às atividades do Conselho.”

Além do presidente do CNMP e dos secretários-gerais, compuseram a mesa de abertura da solenidade o corregedor nacional do Ministério Público, Cláudio Portela; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ Mauro Campbell; o senador Eduardo Amorim e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho. Também participaram do evento conselheiros do CNMP e os ex-secretários-geral e adjunto do Conselho Blal Yassine Dalloul e Wilson Rocha de Almeida Neto, respectivamente.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).