Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedor nacional do MP se reúne com órgãos da Justiça dos Estados Unidos - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 12/9/16, às 18h48.

corregedor eua 01"Temos a pretensão de buscar parcerias que possibilitem o desenvolvimento institucional do Ministério Público brasileiro", disse o corregedor nacional do Ministério Público, Cláudio Portela, nesta segunda-feira, 12 de setembro, em reunião com o juiz federal e diretor do programa de estudos Brasil-EUA, American University, Peter Messitte, com os procuradores federais Arun Rao e Flávio Azevedo e com o oficial condicional William Henry. 

A mensagem do corregedor nacional introduziu o primeiro de uma série de encontros que a Corregedoria Nacional fará em Washington, Estados Unidos, até o próximo dia 16. Também integram a equipe o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional, Eduardo Aquino, e os membros colaboradores Jairo Moreira e Luciano Badini.

Na primeira reunião, foram discutidos temas do sistema judiciário norte-americano e o papel do Ministério Público. Peter Messitte acenou com a possibilidade de desenvolver ações educacionais conjuntas. Arun Rao explicou o funcionamento dos órgãos de controle ético nos Estados Unidos, o Office of Professional Responsibility e o Office of the Inspector General. Cláudio Portela aproveitou a oportunidade para prospectar parcerias nessas áreas.

corregedor eua 02O segundo encontro foi com o conselheiro-geral do Banco Mundial, Alberto Ninio. A Corregedoria Nacional iniciou as tratativas para um programa de capacitação e desenvolvimento intermediado pelo Banco Mundial. Também foram avaliadas as perspectivas para o Fórum Global sobre Direito, Justiça e Desenvolvimento, que ocorrerá em dezembro de 2016. Até o fim missão, serão discutidos detalhes sobre a participação da Corregedoria no Fórum. 

 

corregedor eua 03

A equipe seguiu o dia de trabalho para reunião com o diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alexandre Tombini. Cláudio Portela explicou o plano estratégico da Corregedoria Nacional para 2015-2017 e procurou entender como o FMI pode auxiliar o Ministério Público brasileiro nas áreas de integridade, transparência e compliance.

 

 

Nesta terça-feira, dia 13, a equipe da Corregedoria Nacional se reunirá com integrantes do Banco Mundial para tratar sobre boas práticas em governança e gestão.

Veja aqui mais informações sobre a missão do corregedor nacional.