Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Solenidade marca início da correição da Corregedoria Nacional nas unidades do MP em Minas - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 3/10/16, às 15h42.

inspecao abertura MGNesta segunda-feira, 3 de outubro, uma solenidade marcou o início da correição ordinária realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público nas unidades Estadual, Federal, do Trabalho e Militar do MP, em Minas Gerais. A cerimônia ocorreu no Auditório Vermelho do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG), em Belo Horizonte.

Na correição, são checados itens relativos à gestão administrativa e financeira, atuação dos membros e cumprimento de determinações legais e das resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Para o corregedor nacional do MP, Cláudio Portela, o trabalho a ser feito é como tirar uma foto. “Viemos bater um retrato. Ao final, revelamos a fotografia e verificamos os locais que precisam de pequenos retoques”. Ele também falou da excelência dos profissionais que conduzem a correição. “Temos equipe de auditoria administrativa, com seis servidores, duas pessoas da área de Tecnologia da Informação, atendimento direto ao público, além de 48 membros do MP”.

Além de Cláudio Portela, representaram o CNMP, na mesa de abertura, os conselheiros Antônio Duarte, Marcelo Ferra, Esdras Dantas e Otavio Brito. Eles destacaram a importância do trabalho da Corregedoria Nacional e ressaltaram como as atividades de correição, realizadas em todas as unidades da Federação, geram uma evolução do Ministério Público brasileiro.

Outras autoridades

Também compuseram a mesa de abertura o procurador-geral de Justiça do MP/MG, Carlos Mariani; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Bruno Nominato; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, Adriana Augusta Souza; e o corregedor-geral do MP/MG, Paulo Cançado.

Para Carlos Mariani, a Corregedoria Nacional “vai encontrar um Ministério Público que buscou avançar nos últimos anos. Vai ver, por exemplo, uma corregedoria e uma ouvidoria fortalecidas, além de uma grande estrutura administrativa, com mais de mil promotores”. Ele também destacou que o MP mineiro é um dos mais complexos do País, dado o grande número de comarcas por conta do tamanho de Minas Gerais.

Bruno Nominato disse que a Procuradoria da República em Minas Gerais está aberta a escutar o que deve ser aperfeiçoado para um melhor andamento dos serviços. “Com o CNMP aqui, há a possibilidade de a Corregedoria Nacional conhecer nossas dificuldades e nos orientar em relação a eventuais equívocos”, disse.

Quem também elogiou o trabalho da Corregedoria Nacional foi Adriana Augusta Souza. “Sabemos que o CNMP tem um padrão nas correições e isso é importante quando se busca o aprimoramento institucional de todo o Ministério Público brasileiro”, falou. “A correição pode gerar apreensão em todos nós, mas também nos traz tranquilidade, pois é um trabalho que nos traz segurança administrativa”, complementou.

Por sua vez, Paulo Cançado garantiu que a equipe de correição, “da mesma forma que na atividade-fim, verá também excelência nos serviços auxiliares, na atividade-meio”. Ele também agradeceu pessoalmente a Cláudio Portela, “por nos ajudar na corregedoria mineira e contribuir para nosso engrandecimento”.

Veja aqui mais fotos da solenidade.

Foto: Alex Lanza (Comunicação MP/MG).