Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do MP participa de evento do Fórum Global nos EUA - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 6/12/16, às 18h26.

corregedoria nyO corregedor nacional do Ministério Público, Cládio Portela, está em Washington, DC, nos Estados Unidos, entre os dias 5 e 9 de dezembro, para participar como conferencista na “Semana de Direito, Justiça e Desenvolvimento de 2016” do Fórum Global. Além de participar do evento sediado pelo Banco Mundial, Portela e a equipe da Corregedoria Nacional realizarão a segunda rodada de visitas institucionais a órgãos de controle ético disciplinar do governo federal norte-americano.

A viagem dá continuidade à missão de trabalho iniciada em setembro de 2016, ocasião em que a Corregedoria Nacional do MP tornou-se integrante do “Fórum Global de Direito, Justiça e Desenvolvimento”, ao lado de, aproximadamente, 180 instituições do sistema de Justiça de vários países. A conferência de Cláudio Portela será realizada na quarta-feira, 7 de dezembro, com o tema “O papel das instituições brasileiras nas principais questões sociais e ambientais: o desastre da barragem de Mariana e a Operação Lava Jato”.

Nessa segunda-feira, 5 de dezembro, representantes do CNMP visitaram o “Professional Responsibility Advisory Office”, órgão do departamento de Justiça responsável por realizar aconselhamentos e orientações a todos os advogados e promotores de Justiça acerca de dúvidas e questionamentos relativos a responsabilidade funcional. A diretora do órgão, Stacy Ludwig, explicou que essa atividade teve início em 1999 e vem demonstrando grande valor para a atuação do Ministério Público, uma vez que previne a ocorrência de desvios funcionais e confere maior segurança aos membros.

Além do Corregedor Nacional e equipe, o conselheiro do CNMP Fabio George, que também proferirá conferência no Fórum Global, participa da visita.

O evento

A Semana de Direito, Justiça e Desenvolvimento de 2016 reunirá uma ampla comunidade de profissionais de desenvolvimento que usam ferramentas de lei e justiça para combater a pobreza e aumentar a prosperidade compartilhada. O tema do evento deste ano é "Lei, Mudança Climática e Desenvolvimento". Os três primeiros dias do evento são dedicados a sessões que exploram questões comuns à maioria das instituições financeiras internacionais. O quarto e quinto dias são dedicados a qualquer assunto de interesse para os parceiros do Fórum Global de Direito, Justiça e Desenvolvimento.

Foto: Corregedoria Nacional/CNMP