Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ação Nacional discute governança da tecnologia da informação na pandemia - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 21/8/20, às 17h00.

Roberto Delgado Arteiro“A pandemia é, sob a ótica da governança, um evento de amplitude global, que produziu descontinuidade de serviços, negócios e modelos de atuação”. Com essa definição, o professor e gerente de Inovação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE), Roberto Delgado Arteiro, abriu a sua exposição na live realizada nesta sexta-feira, 21 de agosto, pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento, promovido como parte da Ação Nacional Estruturante do Comitê de Políticas de Gestão da Tecnologia da Informação (CPTI) do Fórum Nacional de Gestão (FNG), teve como tema o desafio de “Governar a tecnologia para sobreviver à pandemia”. O encontro virtual contou com a participação de gestores e profissionais que atuam na área nos MPs de todo o país.

Para Arteiro, o enfrentamento desse contexto pressupõe a implementação de um plano de continuidade, que inclui a resposta à emergência, a gestão da crise e a recuperação do negócio do Ministério Público, ou seja, dos fluxos que permitem o exercício da função constitucional da instituição. “E nós, do MP, temos que nos preocupar não apenas com os nossos processos, com as nossas funções críticas, mas também com as funções críticas que garantem a cidadania, a educação, a saúde, e a segurança pública”, avaliou Arteiro.

O professor orientou os participantes a olharem para o mapa da sua unidade para identificar os impactos da descontinuidade em cada área, ressaltando que as alterações necessárias para implementação de soluções passam necessariamente pela TI. “A tecnologia está no centro de todas mudanças”, ressaltou.

Arteiro também destacou que, em função da pandemia, o mundo passou a ser digital. “Nós conseguimos fazer uma mudança, que provavelmente aconteceria em cinco, dez anos, no Brasil, em cinco meses”, afirmou. “O digital hoje não é apenas uma opção, é a única opção”, enfatizou, convidando os ouvintes a refletirem sobre o modelo de governança que precisa ser adotado em cada instituição e sobre a necessidade da implementação da Política Nacional de Tecnologia da Informação (PNTI).

Ao final, os interessados tiveram oportunidade de encaminhar perguntas ao palestrante por meio de chat. O vídeo completo do evento já está disponível no canal oficial do CNMP no YouTube.

Mediação

A palestra virtual foi mediada pela coordenadora do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI-MP), Luciana Freitas. Antes de passar a palavra ao convidado, ela apresentou um diagnóstico sobre a situação do Ministério Público quanto ao cumprimento da Resolução CNMP nº 171/2017.

“Essa live é o momento para chamarmos a atenção de vocês para a urgência da implementação da Política Nacional de Tecnologia da Informação (PNTI), prevista na resolução 171/2017”, destacou, ao iniciar a exposição das informações. Os dados mostrados foram aferidos após a edição da norma, em 2018, e deverão ser atualizados em 2021.

Também participou da live o coordenador do Fórum Nacional de Gestão (FNG), Carlos Eduardo Andrade, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o evento. A finalização foi feita pelo assessor da Comissão de Planejamento Estratégico, Roberto Itajahy. 

FNG

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG) tem como objetivo promover o debate, o estudo, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro.

Instituído pela Portaria CNMP/PRESI nº 25/2012, o Fórum é composto pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI-MP); Políticas de Comunicação Social do Ministério Público (CPCom-MP); Políticas de Gestão Estratégica do Ministério Público (CPGE-MP); Políticas de Gestão Administrativa do Ministério Público (CPGA-MP); Políticas de Gestão Orçamentária do Ministério Público (CPGO-MP); e Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP).

Assista a íntegra do evento

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp