Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do CNMP publica nova edição da Agenda Legislativa 2020 - Conselho Nacional do Ministério Público
Acompanhamento legislativo
Publicado em 1/12/20, às 17h41.

Banner noticia agendaFoi publicada nesta terça-feira, 1º de dezembro, a terceira edição de 2020 da Agenda Legislativa, uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência do Conselho Nacional do Ministério Público (CALJ/CNMP).

A agenda traz informações atualizadas e qualificadas sobre a tramitação dos principais projetos de lei e emendas constitucionais que interessam ao Ministério Público brasileiro e ao CNMP. 

As primeiras edições foram lançadas, respectivamente, em abril e em agosto deste ano. Na apresentação da publicação, o presidente da CALJ, conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, destaca que “conforme já ressaltado nas duas primeiras edições deste ano, a nova versão desta agenda traz um conceito diferente das agendas dos anos anteriores. O foco é informar o cidadão, sem emissão, pela CALJ, de parecer sobre aprovação ou rejeição das propostas, sobretudo em razão da heterogeneidade da composição do CNMP e da complexidade das matérias tratadas, que desautorizam qualquer conclusão parcial e rasa sobre o mérito dos projetos”. 

A agenda passará por atualizações periódicas e será publicada nos meses de abril, agosto e dezembro. Atualmente estão sendo acompanhadas treze proposições (PLs e PECs), mas é possível acrescentar novos projetos relevantes, inclusive a requerimento de interessados. 

Nesta edição, por exemplo, constam informações sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 505/2010, que pretende a exclusão da aposentadoria por interesse público do rol de sanções aplicáveis a magistrados, além de prever a possibilidade da perda de cargo, por magistrados e membros do Ministério Público, por decisão administrativa dos tribunais ou do órgão superior a que estiverem vinculados, inclusive por procedimento considerado incompatível com o decoro das respectivas funções. 

A Agenda Legislativa traz informações básicas quanto à origem, à autoria, à localização atual e à data do último andamento do PL ou da PEC em exame, além de informar a situação e os próximos passos e apresentar um breve resumo do conteúdo. 

Caso o leitor deseje conferir a íntegra do projeto, basta clicar no número do PL ou da PEC, que será redirecionado para o link da proposição na página da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. 

Clique aqui para acessar as Agendas Legislativas e para cadastrar e-mail que permite o recebimento das próximas edições.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp