Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “A tomada de decisão precisa ser efetuada de forma estudada e planejada”, afirma conselheira do CNMP em evento virtual - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 17/6/21, às 13h43.

17 6 marinela tomada decisao“No momento de pandemia em que vivemos, cada escolha tem um impacto gigante na sociedade. E é por isso que a tomada de decisão precisa ser efetuada de forma estudada e planejada.” A afirmação é da conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), Fernanda Marinela (foto), feita na manhã desta quinta-feira, 17 de junho, na abertura do workshop virtual sobre tomada de decisões.

O evento, que prossegue até as 17h30 e que está sendo transmitido pelo canal do CNMP no YouTube, é promovido pelo CNMP, por meio da UNCMP, e apoiado pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Escola Superior de Advocacia Nacional.

Ainda na abertura, a conselheira Fernanda Marinela cumprimentou todos e agradeceu ao coordenador científico do workshop, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Tiago Gagliano, “que foi o mentor, o criador e o executor desse grande evento e que, infelizmente, por questões pessoais, não pôde estar conosco hoje nesta abertura”.

Marinela complementou que a vida de qualquer pessoa é uma eterna sequência de decisão, o tempo todo fazendo escolhas que vão guiar o capítulo da trajetória e da história de cada pessoa. “Quando falamos do mundo jurídico, a história não é diferente. A cada dia, todo profissional e todo operador do direito tomam várias decisões, que terão consequências no resultado da sua caminhada, mas também terão consequências na efetivação da justiça no nosso país”. 

De acordo com a conselheira, a tomada de decisão é “um processo que permeia diversos setores e órgãos e que deve ser realizada de forma contínua. É dizer que todos os dias teremos de fazer escolhas, todos os dias teremos tomada de decisão, que implica grande responsabilidade, e as suas consequências justificam a sua importância”. 

Manifestações 
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, também participou da abertura do workshop. Na ocasião, destacou a importância e a relevância da programação. Martins aproveitou a oportunidade e elogiou o procurador-geral da República e presidente do CNMP. “O trabalho do procurador-geral da República, Augusto Aras, é um trabalho em favor do engrandecimento do Ministério Público brasileiro. Trabalham de mãos dadas o Ministério Público, a Magistratura e a Advocacia, em prol de uma cidadania respeitada”.

Martins afirmou que o Ministério Público, a Magistratura e a Advocacia trabalham na unidade para capacitar as pessoas a serviço do cidadão. “Embora a tomada de decisão e o julgamento propriamente dito sejam funções essenciais do Poder Judiciário, sempre afirmo que o advogado é o primeiro juiz da causa, e a tomada de decisão da defesa de interesses é de extrema relevância quando se tem como meta o cidadão. Ao Ministério Público cabe tomar importantes decisões na condução da ação penal e, no exercício das suas funções constitucionais, o MP é um defensor intransigente do estado democrático de direito.”

Durante a solenidade de abertura, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, João Azambuja, falou que é muito importante haver uma reflexão sobre o processo de tomada de decisão, seja judicial, na advocacia e no âmbito do Ministério Público. “O diálogo entre os ramos da ciência, da psicologia e da economia é fundamental para que possamos construir uma cidadania e uma democracia mais eficientes. E esses eventos nos permitem manter um constante diálogo entre os diversos ramos do conhecimento para o aprimoramento do sistema de Justiça, do sistema de controle e do sistema de regulação judicial”. 

O vice-presidente da UNCMP, conselheiro Sebastião Vieira Caixeta, ressaltou que o workshop “é muito apropriado para trazer as dimensões que são necessárias para uma boa tomada de decisão”. Além disso, afirmou que “a UNCMP tem feito trabalho notável de divulgação da doutrina jurídica e do trabalho dos integrantes do sistema de Justiça, por meio do programa virtual Em Pauta”.

Por sua vez, o conselheiro Marcelo Weitzel abordou a relevância do evento para os integrantes da carreira jurídica.  “Eu sempre defendi a importância de interagirmos com as outras atividades profissionais, principalmente no campo das relações humanas, como a filosofia, a sociologia e a ciência. Sobre esse aspecto, isso só tem a engrandecer o trabalho daqueles que operam na área do direito”. 

Já o conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. afirmou que a união entre o Ministério Público, a Magistratura e a Advocacia é um exemplo de que é possível trabalhar harmonicamente dentro do sistema de Justiça. Ele disse, também, que “a tomada de decisão no sentido amplo, não compreensiva apenas de elementos jurídicos, permite uma visão interdisciplinar do direito, da psicologia, da sociologia, da filosofia, mas sempre voltada para a finalidade última, que é prestação jurisdicional eficaz, eficiente, célere e de qualidade para o povo brasileiro, que é o grande senhor das nossas instituições”. 

Além das autoridades que falaram na abertura, compuseram a mesa virtual o membro auxiliar da UNCMP e promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Diego Roberto Barbiero; a membro auxiliar da UNCMP e promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins, Munique Vaz; e o membro colaborador da UNCMP e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Danni Sales. 

Veja aqui a programação. 

Veja aqui mais fotos do evento. 

Matéria relacionada  
No dia 17 de junho, evento vai discutir aspectos relacionados à tomada de decisão jurídica 

Fotos: Sérgio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp