Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Segundo episódio de Diálogos sobre Ouvidoria aborda o atendimento de pessoas com transtornos mentais - Conselho Nacional do Ministério Público
Ouvidoria Nacional
Publicado em 4/4/22, às 16h45.

banner dialogos sobre ouvidoriaAcontece na próxima quarta-feira, 6 de abril, o segundo episódio do programa Diálogos sobre Ouvidoria, que vai debater a temática “Atendimento de Pessoas com Transtornos Mentais”. O convidado que tratará do tema é o médico psiquiatra Thiago Blanco Vieira.

A edição será transmitida ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube, a partir das 15h, e mediada pela membra auxiliar da Ouvidoria Nacional do MP Andréa Moura Santos Sampaio.

"O Atendimento de Pessoas com transtornos Mentais foi apontado como um assunto relevante pelas pessoas que atuam nas Ouvidorias do MP brasileiro. De fato, devemos estar preparados para atender aos mais diversos perfis que se apresentam, buscando proporcionar acolhimento e encaminhamento adequados, através da análise de cada caso", explica a Andréa Sampaio.

Já o convidado da edição descreveu a importância do atendimento empático: "A pessoa em sofrimento psíquico, seja qual for a causa, encontra-se sempre em uma situação de grande vulnerabilidade. A abordagem dessa pessoa deve pautar-se sobretudo na construção de uma aliança, que se faz pela cortesia, sensibilidade e acolhimento. Um contato que seja mediado por afirmações empáticas e compreensivas, bem como que aborde as emoções do paciente de forma direta, de modo que fique clara a natureza do contato, é fundamental”, afirmou Thiago Blanco.

O projeto Diálogos sobre Ouvidoria segue as diretrizes da Política Nacional de Atendimento ao Público (Resolução CNMP nº 205/2020), que prevê que é imprescindível estimular, apoiar e difundir a sistematização e o aprimoramento das práticas de atendimento ao público, proporcionando o desenvolvimento de competências individuais, e que promovam a valorização do membro e do servidor que atuam diretamente na prestação de atendimento ao público.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos telefones (61) 3315-9468 / 3315-9467

Matérias relacionadas

Programa Diálogos sobre Ouvidoria estreia com debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial