Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão de Enfrentamento da Corrupção passa a se chamar Comissão de Defesa da Probidade Administrativa - Conselho Nacional do Ministério Público
Comissão
Publicado em 3/11/22, às 16h43.

09 08 22 sede cnmpDesde o dia 27 de outubro a Comissão de Enfrentamento da Corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público se chama Comissão de Defesa da Probidade Administrativa. A alteração consta da Emenda Regimental nº 46/2021, publicada no DECNMP da última quinta-feira.

A proposta foi aprovada, por unanimidade, em 11 de outubro, durante a 15ª Sessão Ordinária. O texto foi apresentado pelo conselheiro e presidente da Comissão, Paulo Cezar Passos, e relatado pelo conselheiro Engels Muniz.

De acordo com a justificativa da proposta, a mudança de nomenclatura irá ampliar a área de atuação da comissão, sem se descuidar do enfrentamento da corrupção, a fim de compreender a complexidade e a multidimensionalidade da defesa da probidade administrativa, construindo estratégias que equilibrem os pilares da prevenção e da repressão.

O conselheiro Engels concordou com os termos propostos pelo conselheiro Paulo Cezar e destacou que a probidade administrativa é tutelada por diversos instrumentos jurídicos, que também propiciam a tutela do patrimônio público, como normas administrativas, definidoras de ilícitos administrativos ou político-administrativos, aplicadas via processo administrativo disciplinar ou político-disciplinar.

Engels citou, também, as “normas penais, definidoras de crimes, aplicadas via processo criminal; normas civis, determinantes do ressarcimento ou da anulação do ato praticado, aplicáveis via processo civil (ação popular, mandado de segurança, ação civil pública); normas definidoras de ato de improbidade administrativa, aplicadas via ação de improbidade administrativa; e as convenções internacionais de combate à corrupção. De tal sorte, a probidade administrativa vai além do combate à corrupção, englobando-o, com toda a esfera de defesa do princípio constitucional da moralidade”.

Matéria relacionada 
Plenário do CNMP aprova alteração do nome da Comissão de Enfrentamento da Corrupção para Comissão de Defesa da Probidade Administrativa 

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP). 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial