Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apresenta proposta de criação de Grupo de Trabalho para elaboração do Protocolo de Atuação do Ministério Público com Perspectiva de Gênero - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 11/4/23, às 15h27.

11 04 otavio luizNesta terça-feira, 11 de abril, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. (foto), apresentou proposta para criação de portaria que institui Grupo de Trabalho para a elaboração do “Protocolo de Atuação do Ministério Público com Perspectiva de Gênero”. A proposta foi apresentada durante a 5ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com a portaria, o protocolo deve abordar as diversas áreas de atuação do Ministério Público e incorporar, de forma crítica, as diretrizes constitucionais e de Direito Internacional sobre atuação do sistema de justiça com perspectiva de gênero.

O material está em consonância com diretrizes do Direito Internacional e, em especial, dá concretude àquelas constantes do art. 7º, alínea “e”, da Convenção de Belém do Pará (Decreto n. 1973/1996), que estabelece o dever de o Estado brasileiro “tomar todas as medidas adequadas, inclusive legislativas, para modificar ou abolir leis e regulamentos vigentes ou modificar práticas jurídicas ou consuetudinárias que respaldem a persistência e a tolerância da violência contra a mulher”.

Durante a sessão, o conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. destacou “a necessidade de o documento ser construído com muita profundidade por meio da construção coletiva de todas as comissões do conselho que tocam a temática da igualdade de gênero”. Dessa forma, a redação do documento terá a participação de especialistas em diversas áreas de atuação do Ministério Público. Algumas dessas áreas já estão contempladas pela própria estrutura do Conselho Nacional, por meio de suas comissões e áreas de atuação externas. Outras áreas temáticas necessitarão ser produzidas por convidados externos ao CNMP.

O GT será composto por representantes da Presidência do CNMP; da Corregedoria Nacional do Ministério Público; das Comissões de Defesa dos Direitos Fundamentais; da Infância, Juventude e Educação; da Saúde; do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública; dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar, Eleitoral e dos Estados.

Integrarão também o grupo representantes da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Grupo Nacional de Direitos Humanos; do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Violência Doméstica; da Academia e dos seguintes Grupos de Trabalho: de Enfrentamento do Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural; de Trabalho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e do de Direitos dos Povos Indígenas e de Comunidades Tradicionais.

Próximo passo

O GT tem 180 dias para elaboração do protocolo e terá o apoio do Grupo de Trabalho de Igualdade de Gênero, Direitos LGBTQI+ e Estado Laico da CDDF.

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp