Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apresenta tutoria sobre a plataforma MapBiomas Alerta - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 28/4/23, às 16h42.

27 04 23 mapbiomasNessa quinta-feira, 27 de abril, foi realizada primeira edição do projeto “Tutorias de sistemas ambientais”, promovido pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A capacitação abordou a plataforma MapBiomas Alerta, sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa em todos os biomas brasileiros. 

O projeto “Tutorias de sistemas ambientais” foi lançado em 28 de março deste ano, durante a 4ª Sessão Ordinária, pelo presidente da CMA, conselheiro Rinaldo Reis.

O encontro dessa quinta foi apresentado pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás e membra auxiliar da CMA, Tarcila Gomes, e transmitido, ao vivo, pelo canal oficial do CNMP no YouTube.  

Durante a capacitação, representantes da equipe do MapBiomas apresentaram as principais funcionalidades da plataforma. Na abertura, a coordenadora da articulação institucional do MapBiomas, Magaly Oliveira, afirmou que o projeto é realizado por meio de parceiros institucionais, como organizações da sociedade civil, instituições de pesquisas, universidades e startups de tecnologia. Ela afirmou que o propósito do MapBiomas é “revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais como forma de combate às mudanças climáticas”.  

27 04 23 map biomasNa sequência, a coordenadora cientifica do MapBiomas, Julia Shimbo, apresentou os módulos do sistema, que são atualizados a cada ano com novas classes e com detalhamentos sobre o mapeamento. Pelo módulo que trata da cobertura e do uso da terra no Brasil de 1985 a 2021, por exemplo, é possível ver que 85 milhões de hectares de vegetação nativa foram perdidos no período, o que corresponde a 13% da vegetação nativa em comparação a 1985.  

Já a consultora e representante da equipe de articulação institucional do MapBiomas no Brasil, Carolina Del Lama, entre outros destaques, explicou as etapas realizadas pelo MapBiomas Alerta na validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa nos biomas brasileiros: compilação de todos os alertas, validação e escolha das imagens de antes e depois, validação e refinamento nas imagens de alta resolução, cruzamento com dados públicos, auditoria das imagens e cruzamentos, além da publicação no site de alertas. A consultora chamou a atenção, também, para o fato de os dados do MapBiomas serem citados em aproximadamente 1.600 artigos científicos, além de receberem 5 mil citações no Google Scholar.  

Após as apresentações, os palestrantes responderam, pelo chat do YouTube, a perguntas dos usuários. Entre outros esclarecimentos, a coordenadora da articulação institucional do MapBiomas, Magaly Oliveira, disse que as unidades e os ramos do Ministério Público estão cadastrados na plataforma MapBiomas, sendo que apenas três unidades precisam designar usuários para terem acesso a laudos customizados.  

Tutorias de sistemas ambientais  

O objetivo do projeto "Tutorias de sistemas ambientais" é oferecer capacitações sobre as principais plataformas de informações georreferenciadas, com exposições das equipes técnicas que administram os sistemas. O programa tem a finalidade de compartilhar conhecimentos técnicos e práticos relacionados ao acesso dos sistemas de monitoramento remoto e de levantamento de dados informatizados nas plataformas das instituições de fiscalização e gestão ambiental, das esferas públicas e privadas.  

Podem participar membros e servidores do Ministério Público que atuam nas áreas técnicas de perícia e inteligência, usuários de sistemas georreferenciados cujos perfis foram disponibilizados às unidades por meio das adesões ao Acordo de Cooperação Técnica nº ­­­­11/9/2020, firmados pelo Conselho e interessados em geral.  

A data e o tema da próxima edição do projeto “Tutorias de sistemas ambientais” serão divulgados oportunamente.  

Assista aqui à integra da tutoria desta quinta-feira.   

Veja aqui mais fotos do evento. 

Fotos: Sergio Almeida (Secom/CNMP).

Matérias relacionadas 

CNMP promove tutoria sobre a plataformas MapBiomas Alerta  

Comissão do CNMP anuncia novas edições do programa Diálogos Ambientais e lança projeto sobre tutoria de sistemas ambientais 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp