Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Espírito Santo assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 18/8/23, às 18h27.

18 08 23 pacto vacinal esEstado, Ministério Público, Tribunais, Secretarias e diversas instituições do Espírito Santo assinaram nesta sexta-feira, 18, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A adesão ocorreu durante solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória/ES, tornando o Espírito Santo o nono estado do Brasil a encampar a iniciativa da Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O objetivo do Pacto é conscientizar e fortalecer a sociedade sobre a importância da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

O estado mobilizou uma grande rede de instituições para participar da iniciativa, fazendo com que a cobertura vacinal chegue mais rapidamente à população capixaba: Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e de Assistência Social; Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES); Ministério Público do Espírito Santo (MPES); Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES); Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES); Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES); Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES); Superintendência Regional do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIM); Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe/ES); Conselho Estadual de Saúde (CES); Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES); Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (COREN-ES); Conselhos Regionais de Biologia (CRBios – CFBio); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Comissão da Saúde do Ministério Público; Comissão Distrital do Rotary Club; Procuradoria Regional do Trabalho da 17.ª Região; Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo; Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES); Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS); Rede Carone.

O conselheiro do CNMP Ângelo Fabiano Farias, representando o presidente da Comissão da Saúde do CNMP, Jayme de Oliveira, agradeceu ao estado do Espírito Santo pela adesão ao Pacto e destacou o objetivo principal da iniciativa. “É justamente somar todos os esforços dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e das entidades da sociedade civil para conscientizar a todos da importância da vacinação e do cumprimento do Programa Nacional de Imunizações”, disse.

Ângelo Fabiano ressaltou que “a iniciativa do CNMP visa não apenas a unir instituições do Estado, mas também massificar a sociedade para que possamos mostrar a importância da vacinação para todos. Como sabemos, a vacina é uma medida de proteção não apenas individual, mas de proteção coletiva de saúde pública, que protege e salva vidas. Agradeço ao governador Renato Casagrande pela parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público”.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou a importância da iniciativa. “Para nós, é uma alegria assinar este Pacto. Temos que celebrar a vida, pois muitas pessoas que poderiam estar conosco não estão, já que enfrentamos uma pandemia durante um período conturbado da política. Esse comportamento negacionista e anticiência não é registrado somente em nosso País, mas em todo mundo. Temos que trabalhar para que esse tipo de pensamento não encontre mais eco na sociedade”, pontuou.

Casagrande lembrou que, caso não existissem as vacinas, o mundo enfrentaria uma pandemia atrás da outra, podendo levar até mesmo à extinção da raça humana: “Na hora em que você tem representantes da sociedade, governador, representantes dos poderes aqui reunidos, ou seja, todo mundo dando o exemplo, você ganha adeptos”, disse.

O secretário da Saúde do Espírito Santo, Miguel Duarte, destacou que “é uma grande satisfação para a Secretaria da Saúde integrar tantas instituições em torno de um pacto pela vacinação, num movimento único de despertar a sociedade para se comprometer com a saúde coletiva. Parabenizo o Conselho Nacional do Ministério Público pela iniciativa, que soma à nossa, pois em fevereiro deste ano, juntamente com nosso governador Renato Casagrande, lançamos o Plano Estadual de Recuperação das Metas de Coberturas Vacinais para obtermos uma retomada, de 2023 a 2026, das altas e homogêneas coberturas vacinais em todo o território capixaba. São respostas importantes à queda das coberturas vacinais observada nos últimos anos em todo o País”, destacou 

Pacto Nacional pela Consciência Vacinal 
 
Lançado em 30 de novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal surgiu da preocupação da Comissão da Saúde do CNMP com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos e tem como objetivo incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública. Com isso, busca-se chegar a uma consciência vacinal, retomando índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o País. A ação também visa ao desenvolvimento de campanhas, tendo como meta a adesão da população ao Programa e a conscientização da importância, da segurança e da eficácia das vacinas, bem como dos riscos atuais do retorno de doenças transmissíveis já erradicadas no Brasil.

Com informações e foto do Portal do Governo do Espírito Santo. 

Matéria relacionada  
Pará adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do CNMP 
 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp