Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Código Penal - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 16/5/13, às 18h41.

Comissão vai estudar propostas para novo Código Penal

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instala nesta segunda-feira (20/5), às 16h, a Comissão de Estudo para examinar o Projeto de Lei que altera o Código Penal brasileiro. A ideia é colaborar com sugestões ao texto que está sendo analisado por uma comissão especial do Senado Federal.

O presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo e de Jurisprudência do CNMP, conselheiro Fabiano Silveira, explicou que a reforma do Código Penal tem íntima ligação com as atribuições do Ministério Público, que é o órgão que detém a exclusividade para propor ações penais públicas. Além disso, o novo tratamento que se pretende dar ao sistema de penas merece maior atenção do MP brasileiro.

A comissão será formada por oito componentes, sendo cinco membros do Ministério Público e três advogados. Eugênio Pacelli, procurador regional da República da 1ª Região, um dos integrantes do grupo de juristas, disse que o CNMP tem muito a contribuir para a contrução desse projeto. "O olhar de uma instituição como o Ministério Público sobre a reforma do Código Penal vai dar um novo oxigênio ao anteprojeto de Lei", destaca o procurador.

Para Luciano Santos Lopes, advogado que trabalha exclusivamente na área de Direito Penal, essa é uma iniciativa interessante do CNMP pela busca da melhor técnica do texto do novo Código Penal. Segundo ele, a experiência e o conhecimento teórico que os participantes da comissão têm podem agregar valores importantes ao projeto de lei.

O trabalho da comissão deverá ser concluído em 120 dias. Todas as propostas e sugestões vão compor um relatório, que será apreciado pelo Plenário do CNMP e enviado ao Senado, à Câmara dos Deputados e a outros órgãos.

"A participação na Comissão de Estudo é considerada contribuição de relevante valor prestada ao CNMP. O Conselho e o Ministério Público não poderiam ficar indiferentes a esse processo de decisão, quando se trata de matérias tão sensíveis como essa", afirmou o conselheiro Fabiano Silveira.

Veja os componentes da Comissão de Estudo do novo Código Penal:

Antonio Carlos da Ponte (Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo);
Artur de Brito Gueiros Souza (Procurador Regional da República, da 2ª Região);
Eugenio Pacelli de Oliveira (Procurador Regional da República, da 1ª Região);
Luciano Santos Lopes (Advogado);
Mauro Fonseca Andrade (Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul);
Rodrigo Iennaco de Moraes (Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais);
Valber da Silva Melo (Advogado); e
Caio Graco (Advogado).

 

Conselho Nacional do Ministério Público

Assessoria de Comunicação Social

(61) 3366-9124

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: cnmp_oficial

Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp