Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Rodrigo Janot anuncia novo Portal da Transparência do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 13/4/16, às 16h19.

foto janot menorO presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rodrigo Janot, anunciou que nesta quarta-feira, 13 de abril, será lançado o novo Portal da Transparência do CNMP. O anúncio foi feito durante a 7ª Sessão Ordinária do Plenário, nessa terça-feira, 12 de abril.

Rodrigo Janot disse que o novo portal tem o intuito de facilitar o acesso da sociedade às informações do CNMP. Destacou também que o portal apresenta melhorias nos aspectos relacionados à acessibilidade, à qualidade da navegação e à organização do conteúdo, "com foco exatamente em quem merece nossa atenção, que é o cidadão", enfatizou.

Para facilitar a navegação, as páginas foram modernizadas com ícones intuitivos e uma nova arquitetura da informação, alinhada com a legislação e com o Manual do Portal da Transparência do Ministério Público.  O presidente do CNMP destacou ainda que a iniciativa reforça o compromisso do CNMP com a qualidade da informação prestada.

Rodrigo Janot encerrou sua fala com agradecimentos. “Agradeço às seguintes áreas do CNMP: Presidência, Secretaria de Tecnologia da Informação, Secretaria de Gestão Estratégica, Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial e ao Comitê Gestor do Portal da Transparência do CNMP,  sob coordenação da Secretaria Geral. A excelência do novo portal é algo que já podemos antecipar”.

Acesse aqui o Portal da Transparência do CNMP.

Comitê Gestor do Portal da Transparência do CNMP

Visando ao acompanhamento e ao estabelecimento de estratégias referentes a mudanças, sugestões e melhorias para o Portal da Transparência do CNMP será instituído um  comitê interno de gestão  permanente. A composição será instituída por portaria que será publicada em breve.

Manual do Portal da Transparência

Norteadas pelo ranking da transparência do Ministério Público Brasileiro, conhecido como “transparentômetro”, e pelo Manual do Portal da Transparência, coordenado pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP, as unidades do Ministério Público são capazes de mensurar o nível de cumprimento dos itens exigidos nas normas e de buscar o aperfeiçoamento contínuo da transparência ofertada em seus portais.

Transparência no MP

No último dia 31 de março, em reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), em Brasília-DF, o conselheiro Fábio George Cruz da Nóbrega fez uma apresentação sobre o Manual do Portal da Transparência do Ministério Público.

O conselheiro explicou pontos importantes, como a fiscalização das informações e a montagem do projeto. O objetivo foi apresentar o modelo de análise da transparência do Ministério Público. Na reunião, também foi avaliada a transparência nos poderes Legislativo e Judiciário, além dos tribunais de contas (esfera Federal, Estadual e Municipal).

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp