Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Plenário do Senado aprova mais quatro indicações ao cargo de conselheiro do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 9/8/23, às 15h08.

Aprovados Senado 08 23Os membros do Ministério Público Ângelo Fabiano Farias, Antônio Edílio Magalhães, Jaime de Cassio Miranda e Moacyr Rey Filho foram aprovados pelo Plenário do Senado Federal, na sessão de terça-feira, 8 de agosto, e permanecerão no cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2023/2025. 

Procurador do Trabalho na 10ª Região (Brasília e Tocantins), Ângelo Fabiano assumiu o primeiro mandato como conselheiro do CNMP em dezembro de 2021 e atualmente é também presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (Cpamp) e do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatetrap).

Já o procurador Regional da República na 5ª Região (com sede em Recife/PE) Antônio Edílio é conselheiro do CNMP desde dezembro de 2021 e preside a Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) e a Comissão Temporária em Defesa da Democracia (CTDD).

Jaime Miranda é procurador de Justiça Militar e assumiu o primeiro mandato como conselheiro do CNMP em fevereiro de 2022. Atualmente, preside a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) e coordena a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp)

O promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Moacyr Rey Filho assumiu o cargo de conselheiro do CNMP em setembro de 2021 e é presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE).

Outras aprovações 

No último dia 3, o Senado aprovou a recondução do procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul Paulo Cezar Passos, e aprovou, para exercer o primeiro mandato, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina Fernando Comin e a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá Ivana Franco Cei.

Os sete indicados já haviam sido aprovados na sabatina realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em 11 de julho.

A próxima etapa é a publicação dos nomes dos aprovados no Diário Oficial da União. Em seguida será marcada a solenidade de posse, que ocorrerá perante o presidente do CNMP.

CNMP

O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam também da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do CNMP é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. 

Os conselheiros têm como obrigação participar das reuniões do Plenário e das comissões. Cabe a eles também elaborar projetos, propostas ou estudos sobre matérias de competência do CNMP.

Saiba mais sobre os conselheiros aprovados à recondução 

Angelo Fabiano Farias 
Antônio Edílio Magalhães 
Jaime de Cassio Miranda 
Moacyr Rey Filho 

Notícias relacionadas 

Plenário do Senado Federal aprova três indicações ao cargo de conselheiro do CNMP
Comissão do Senado Federal aprova sete indicações ao cargo de conselheiro do CNMP 

Com informações da Agência Senado