Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Lançado anuário com dados sobre o MP brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 15/9/14, às 19h30.

 MG 8690“A terceira edição da publicação Ministério Público – Um Retrato é mais um passo na consolidação do papel do Conselho Nacional do Ministério Público como órgão de integração e desenvolvimento do Ministério Público brasileiro e de seu compromisso com a transparência nacional”. Com essas palavras, o presidente do CNMP, Rodrigo Janot, abriu a solenidade de lançamento da terceira edição do anúario, que traz dados sobre a atuação funcional e administrativa de todas as unidades do MP no ano de 2013. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 15 de setembro, na auditório do Conselho, em Brasília.

 

Rodrigo Janot destacou que pelo terceiro ano seguido, a publicação Ministério Público – Um Retrato traz informações de inegável relevância. “Além de ser ferramenta para a reflexão, a autocrítica e o planejamento institucionais, certamente permite melhor compreensão do Ministério Público pela sociedade brasileira, destinatária de nossa atuação”.

 

O presidente do CNMP afirmou, ainda, que tem se tornado cada vez mais relevantes a coleta e a integração de banco de dados, “instrumentos essenciais para que nos conheçamos e sejamos conhecidos; para que possamos detectar nosso potencial e nossas falhas e corrigir rumos; para que alcancemos sempre maior eficiência e reconhecimento”.

 

De acordo com Janot, a instituição tem contribuído para a construção de um Ministério Público melhor e mais eficiente, atuando intensamente nas áreas de planejamento, profissionalização da gestão e governança da tecnologia da informação. “Trabalhamos na uniformização de procedimentos e investimos na transparência e na atuação integrada do MP, com amplo diálogo, não só interno, mas também com outras instituições com diversos setores da sociedade”.

 

O evento de lançamento da publicação MP – Um Retrato contou, também, com palestra ministrada pelo diretor de Estudos e Pesquisas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Daniel Cerqueira. Na ocasião, foram analisados os dados do documento (veja aqui a apresentação).

 

Além de integrantes do CNMP, do MP, incluindo procuradores-gerais e Justiça e corregedores, e do Poder Judiciário, compareceram ao evento o corregedor nacional do MP, Alessandro Tramujas, e os conselheiros do CNMP Jeferson Coelho, Jarbas Soares, Antônio Duarte, Marcelo Ferra, Cláudio Portela, Esdras Dantas, Leonardo Farias, Walter Agra, Leonardo Carvalho e Fábio George Cruz da Nóbrega. O secretário-geral do Conselho, Blal Yassine Dalloul, e o secretário-geral adjunto, Wilson Rocha da Costa Neto, também estiveram presentes.