Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Resultados alcançados e sugestões de planejamento são apresentados em encerramento de encontro do Fórum Nacional de Gestão do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 8/6/22, às 17h11.

 08 06 22 fngTerminou nesta quarta-feira, 8 de junho, a 1ª Reunião Ordinária de 2022 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP), promovida pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). 

Durante três dias, de forma virtual, integrantes dos comitês das áreas de orçamento, comunicação, tecnologia e gestão administrativa, orçamentária, estratégica e de pessoas do Ministério Público se reuniram para analisar, avaliar e propor planos de ação referentes aos respectivos temas de atuação. 

Neste último dia do evento, os coordenadores de cada comitê apresentaram os resultados alcançados e as sugestões de planejamento e de execução para este ano. O trabalho será compilado pelos Representantes da Administração Superior (RAS), que fazem parte do FNG-MP, e discutido, detalhadamente, em reuniões com os coordenadores dos comitês. 

No encerramento da reunião, o coordenador-geral do FNG, membro auxiliar da CPE e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), Paulo Roberto Ishikawa, agradeceu a dedicação de todos os participantes e o empenho do presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho. “O conselheiro tem apoiado os trabalhos do FNG-MP, como a viabilização para a capacitação de membros e servidores na metodologia de gestão Objectives and Key Results OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), prevista para setembro, e a realização da próxima reunião do Fórum, marcada para ocorrer, presencialmente, em novembro deste ano”.  

O membro auxiliar da CPE destacou, também, o projeto de governança de dados e transformação digital no Ministério Público. Liderado pelo conselheiro Moacyr, a iniciativa propõe mapear atividades de inovação já realizadas pelo MP. “O conselheiro trouxe para o projeto as mentes pensantes e inovadoras do Ministério Público brasileiro", afirmou Ishikawa.

Outros agradecimentos do promotor de Justiça foram dirigidos à ex-coordenadora do FNG-MP, promotora de Justiça do MP/MS Bianka Karina Barros; ao ex-subcoordenador do FNG-MP, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo Francisco Martinez; e à equipe da CPE.  

Ishikawa afirmou, ainda, que as atividades desenvolvidas no FNG-MP são fruto de um trabalho em conjunto e de pessoas. “É importante focarmos em pessoas. Temos planos, ideias, planejamentos, relatórios e formulários. Não podemos deixar tudo isso de lado, mas precisamos olhar, primeiro, dentro de nós, e refletir sobre o que queremos deixar como legado”.  

Na abertura da reunião, dia 6, o promotor de Justiça ministrou a palestra intitulada “Qual o propósito do Fórum Nacional de Gestão?”. Hoje, no encerramento, ele reforçou: “É o propósito de acreditar num sonho, naquilo que a gente pode produzir, olhar para a sociedade e lembrar que nós somos líderes no que fazemos, pois representamos todos os integrantes do Ministério Público brasileiro”.  

Novos coordenadores e subcoordenadores 
Entre outras atividades, foram definidos, na 1ª Reunião Ordinária de 2022 do FNG-MP, os nomes dos novos coordenadores e subcoordenadores para o biênio 2022-2023 do RAS e dos comitês.  

A promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Hiza Maria Silva foi eleita a nova coordenadora do RAS. Na ocasião, ela afirmou que, “diante dos desafios, cada vez maiores, do Ministério Público, precisamos olhar para uma caminhada em direção à unidade, que nos faz mais fortes e faz com que nossas entregas e resultados sejam mais robustos”.  

A composição completa ficou assim:  

Representantes da Administração Superior (RAS)
Coordenadora: Promotora de Justiça Hiza Maria Silva Carpina Lima (MPDFT)
Subcoordenador: Promotora de Justiça Vanessa Fusco Nogueira Simôes (MP/MG)

Comitê de Políticas de Comunicação Social (CPCom)
Coordenadora: Waléria Leite (MP/MS)
Subcoordenadora: Maria Amérlia Lonardoni (MP/PR)

Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA)
Coordenador: Mateus Willig Araújo (CNMP) (reconduzido)
Subcoordenador: Ronaldo Bello Guimarães (MP/RJ) (reconduzido)

Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE)
Coordenador: Sabrina Lopes Baes (MP/MS)
Subcoordenador: Fabricio Ferraz Pêgo (MP/ES)

Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO)
Coordenador: Luciana Formiga Rodolfo Vasconcelos (MPDFT)
Subcoordenador: Rubinei Huttner Fischer (MP/SC) 

Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP)
Coordenador: Ana Rachel Brandao Ladeira Roland (MP/MG)
Subcoordenador: Andreas Jumes (MP/SC)

Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI)
Coordenadora: Evelise Helena Braga (MP/CE)
Subcoordenador: Paulo Moura (MPF)

Acesse aqui a página do FNG   

Matéria relacionada 
Começa a 1ª Reunião Ordinária de 2022 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial