Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Abertas as inscrições para o 5º Ciclo de Debates sobre o Direito de Insolvência - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 27/11/23, às 09h00.

banner ciclo debates direito insolovencia uncmpEstão abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o 5º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência, que abordará o tema “Perspectivas multidimensionais da atuação do Ministério Público”.  

O evento ocorrerá no dia 1º de dezembro, na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, das 13h30 às 18h, e será transmitido, ao vivo, pelo canal do CNMP no YouTube.   

O 5º Ciclo de Debates é promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), com o apoio da Revista Justiça & Cidadania e do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP).     

As inscrições podem ser feitas por meio QR Code que consta na programação anexa.

Haverá emissão de certificado de participação. Para obtê-lo, é necessário realizar a inscrição prévia, registrar presença, participar do evento presencialmente ou acompanhar a transmissão ao vivo e alcançar frequência mínima de 75% em qualquer modalidade do evento.     

Programação

O 5º Ciclo de Debates sobre o Direito da Insolvência terá como debatedores e palestrantes o conselheiro do CNMP e presidente da UNCMP, Daniel Carnio; o procurador de Justiça e Secretário-Geral do MPRS, Gilmar Maroneze;  a procuradora de Justiça do MPRS Sara Schütz; e os promotores de Justiça do MPRS Márcia Corso Ruaro e Alécio Silveira Nogueira, além dos advogados César Augusto da Silva Peres e Luis Henrique Guarda.  

Também abordam o assunto no evento a professora da UFRGS Cláudia Marques e o promotor de Justiça do MPRS e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, André Ricardo Marchesan. Presidirão as mesas os procuradores de Justiça do MPRS Denise Villela e Antônio Cerqueira, como também os promotores de Justiça do MPRS Eliane Portela e Felipe Neto.  

Serão debatidos os seguintes temas:  “Recomendação CNMP nº 102/2023 e os seus reflexos na atuação do Ministério Público em matéria de recuperação judicial e falência”; “A atuação integrada do Ministério Público em primeiro e segundo graus”; “Atuação do Ministério Público frente à Assembleia-Geral de Credores, o Cram Down e os efeitos do pedido de recuperação judicial” e “A interface entre a proteção do consumidor e a insolvência”. 

Grupo de trabalho         

O Ciclo de Debates surgiu como resultado das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído no âmbito da UNCMP, que teve como objetivo aprimorar a atuação da instituição nos casos de recuperação judicial e falência de empresas. O GT promoveu diversas atividades, incluindo debates, jornadas, produções técnicas e podcasts, culminando na aprovação da recomendação.       

Agora, por meio do Ciclo de Debates, a UNCMP busca mergulhar nos principais artigos da Recomendação CNMP nº 102/2023 e dar concretude aos seus dispositivos, contribuindo para a atuação prática e qualificada das unidades ministeriais.      

“O Ciclo de Debates será uma oportunidade única para profissionais e interessados no tema ampliarem seus conhecimentos e compreenderem a importância da atuação especializada do Ministério Público em casos de recuperação judicial e falência de empresas”, disse o presidente da UNCMP e do GT, conselheiro Daniel Carnio, no lançamento do projeto.    

Eventos     

O primeiro evento do ciclo foi realizado no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), oportunidade em que foi lançada a Recomendação CNMP nº 102/2023, reconhecendo a importância e a fundamental função do Ministério Público brasileiro no campo do Direito da Insolvência.      

O segundo ciclo foi realizado no Ministério Público de São Paulo (MPSP) e abordou  a “Recomendação CNMP N° 102 e a Atuação do Ministério Público no rastreamento de ativos nos processos de insolvência”.  

O terceiro, realizado no Ministério Público do Trabalho, abordou “O Ministério Público do Trabalho e o processo de insolvência empresarial: cooperação interinstitucional, combate a fraudes e habilitação e acompanhamento de créditos”.    

O 4º Ciclo de Debates do Direito da Insolvência aconteceu na sede do Ministério Público de Mato Grosso, com o tema “Atuação do Ministério Público na recuperação judicial e as relações com os atores do processo”. 

Agenda     

Evento: 5º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência    

Data: 1º de dezembro (sexta-feira)   

Horário: 13h30 às 18h (horário de Brasília).   

Local: formato híbrido, na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com transmissão pelo canal do CNMP no YouTube   

Inscrições: até 30 de novembro, por meio do QR Code que consta na programação.   

Informações adicionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Lembrete (inscrições até o dia 23 de novembro)  

Evento: 4º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência   

Data: 24 de novembro (sexta-feira)   

Horário: 13h30 às 18h30 (horário de Mato Grosso). Atenção: 14h30 às 19h30 (horário de Brasília).   

Local: formato híbrido, na sede do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, com transmissão pelo canal do CNMP no YouTube   

Inscrições: até 23 de novembro, por meio do QR Code que consta na programação.   

Informações adicionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

Notícias relacionadas        

CNMP e MP/MS realizam o “1º Ciclo e Debates de Direito da Insolvência”      

Em evento, conselheiro Daniel Carnio destaca que recomendação do CNMP possibilita ao mercado e ao sistema de Justiça previsibilidade na atuação do MP 

Terceiro Ciclo de Debates de Direito da Insolvência ressalta as boas práticas do Ministério Público do Trabalho na garantia dos direitos sociais 

CNMP publica recomendação que aprimora a atuação do Ministério Público