Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP julga 14 processos durante a última sessão ordinária de 2020 - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 3/12/20, às 18h29.

 Banner sessão novo 1O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) julgou 14 processos durante a 19ª Sessão Ordinária de 2020, realizada nessa quarta-feira, 2 de dezembro. Essa foi a última sessão deste ano.

Na ocasião, os conselheiros aplicaram, por maioria, penalidade de suspensão, não remunerada, de 30 dias a promotor de Justiça que compartilhou mensagem ofensiva ao ministro Gilmar Mendes. 

Além disso, também por maioria, suspenderam, por cinco dias, promotor de Justiça do Espírito Santo por desobedecer a decisão vinculante do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a possibilidade de adoção por casal homossexual. 

O Plenário do CNMP ainda decidiu, por maioria, instaurar processo administrativo disciplinar para apurar a conduta de promotor de Justiça de Sergipe que, em tese, cometeu infração disciplinar ao fazer uso de palavras ofensivas ao decoro e à imagem de um profissional da advocacia. 

Durante a sessão, o presidente do CNMP, Augusto Aras, afirmou que apoia o fortalecimento das corregedorias dos Ministérios Públicos, importantes para o exercício do sistema de freios e contrapesos. 

Ainda na sessão, o conselheiro Silvio Amorim apresentou proposta de recomendação que dispõe sobre condições diferenciadas a gestantes e lactantes em concurso público, curso de vitaliciamento, estágio probatório e exercício das funções institucionais nos Ministérios Públicos. 

Já as conselheiras Sandra Krieger e Fernanda Marinela apresentaram proposta de resolução que prevê 30% de palestrantes de cada gênero em eventos das escolas do MP. 

Também durante a sessão, a conselheira Sandra Krieger, que preside a Comissão da Saúde do CNMP, lançou a versão digital da cartilha “Bem viver: saúde mental no Ministério Público”

A próxima sessão do Plenário do CNMP será realizada no dia 9 de fevereiro de 2021, como estabelece a Portaria CNMP-PRESI nº 224/2020

Veja mais sobre a 19ª Sessão Ordinária de 2020 

Processos julgados 

Notícias 

Pauta 

Vídeo 

Álbum de fotos

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp