Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Plenário do Senado Federal aprova indicações da OAB para o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 7/4/22, às 15h02.

06 04 22 badaroO Plenário do Senado Federal aprovou nessa quarta-feira, 6 de abril, as indicações dos advogados Rodrigo Badaró (foto) e Rogério Magnus Varela para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), no biênio 2022/2024, nas duas vagas destinadas ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  

A próxima etapa será a publicação dos decretos das nomeações, cuja atribuição é do presidente da República. Após, será marcada a data das posses, que ocorrerão perante o presidente do CNMP, Augusto Aras. 

Rodrigo Badaró recebeu 60 votos favoráveis do Plenário do Senado; Varela, obteve 52. Ambos foram sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça na terça-feira passada, dia 5, quando receberam 24 votos a favor das indicações. 

Badaró é graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC-MG) e pós-graduado em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre outros cargos, foi representante institucional adjunto da OAB Nacional no CNMP.  

06 04 22 varelaJá Rogério Magnus Varela (foto) é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição onde deu seguimento à pesquisa em nível de mestrado. Além disso, é doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal.  

Composição atual  
Atualmente, o Plenário do CNMP é composto por 11 integrantes. Para o colegiado ficar completo, isto é, com os 14 membros, o CNMP aguarda o presidente da República publicar os decretos das nomeações de Rodrigo Badaró e Rogério Varela. .   

O Conselho aguarda, também, a CCJ e o Plenário do Senado Federal aprovarem e o presidente da República nomear o candidato indicado para a vaga do Supremo Tribunal Federal. Ontem, o STF indicou o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo Jaime Martins de Oliveira Neto.

Com fotos e informações da Agência Senado e do STF 

Matéria relacionada 
CCJ do Senado Federal aprova indicações da OAB para o CNMP 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial