Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Uso de tecnologias de inteligência artificial generativa no Ministério Público foi tema de capacitação promovida pelo CNMP no MPDFT - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 11/4/24, às 14h30.

53644393022 c4755d1e89 kO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), promoveu, nos dias 10 e 11 de abril, a capacitação “Inteligência artificial generativa na atividade do Ministério Público: limites e possibilidades”. O curso foi realizado na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A abertura do encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur, e de conselheiros do CNMP e do CNJ.

O presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey, explicou que a iniciativa faz parte do MP Digital e que um de seus pilares é a capacitação. “Queremos mostrar que essas ferramentas são muito úteis. Quando usadas com o devido cuidado, trazem muitos benefícios para a instituição, como ganho de produtividade, de eficiência e de uma atuação mais estratégica”, detalhou.

Já a conselheira Cíntia Brunetta, também do CNMP, destacou a importância da atualização constante. “A IA é uma ferramenta que já existe dentro do sistema da Justiça e tem que existir no Ministério Público. Nós, que trabalhamos no sistema de Justiça, temos a percepção de que o Direito nos basta, mas não é bem assim; o mundo está em constante transformação, e é preciso acompanhar”, acrescentou.

O também conselheiro do CNMP Rodrigo Badaró falou sobre o trabalho para atualizar a Resolução nº 332/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da ética, da transparência e da governança na produção e no uso de inteligência artificial no Poder Judiciário. A questão dos direitos autorais, da propriedade intelectual e da execução dos trabalhos realizados com o auxílio da IA foram alguns pontos apresentados pelo conselheiro do CNJ Luiz Fernando de Bandeira Mello.

Inteligência artificial é o presente

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça do MPDFT disse que, com o aumento da aplicação da inteligência artificial em várias áreas da sociedade, é crucial compreender como essas tecnologias funcionam e como elas podem afetar a aplicação da lei. “Este evento é muito relevante para esta Casa, no sentido de que projetos relacionados à tecnologia da informação e à inteligência artificial estão entre os focos da atual gestão", afirmou Seigneur.

Para o vice-procurador-geral de Justiça institucional, Antonio Marcos Dezan, o debate é fundamental porque a inteligência artificial não é o futuro, ela já é o presente. “Se nós não aderirmos, certamente ficaremos para trás. Então é imprescindível que todos os membros e servidores se capacitem para a correta utilização dessa ferramenta”, afirmou.

O assessor para Políticas de Tecnologia da Informação e presidente do grupo de trabalho de inteligência artificial do CNMP, promotor de Justiça Rodrigo Fogagnolo, acredita que, “com a IA, é possível deixar que a máquina resolva as tarefas repetitivas. A ideia não é diminuir a força de trabalho, mas deixar as pessoas que são extremamente competentes realizarem tarefas complexas e de baixa repetitividade. Com a ferramenta, é possível otimizar o uso do colaborador do Ministério Público e, dessa forma, melhorar a prestação de serviço da atividade-fim para a sociedade”.

A capacitação

Aproximadamente 60 membros de diferentes áreas de atuação e servidores com formação jurídica dos Ministérios Públicos de todo o Brasil e do CNMP participaram do treinamento, que contou com aulas teóricas e práticas.

Introdução ao pensamento computacional; alfabetização digital; IA para líderes; IA generativa no MP: premissas éticas, segurança da Informação e normas; escrita jurídica com ChatGPT e CloudAI; casos relevantes de aplicação de IA generativa no MP brasileiro; e aplicação prática no MP: experimentação e prospecção de possibilidades foram os temas tratados nos dois dias de curso.

MP Digital

A atividade faz parte dos eventos preparatórios para o 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e para a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia.

Além disso, o curso está em sintonia com os objetivos da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital), instituída no âmbito do CNMP pela Resolução CNMP nº 257/2023, e que busca, por meio do compartilhamento de boas práticas, estimular a cultura digital e fomentar a adoção de valores voltados à inovação incremental ou disruptiva.

O MP Digital integra a estrutura da Comissão de Planejamento Estratégico. O objetivo é estabelecer eixos de atuação do CNMP que possam contribuir para fomentar a transformação digital em todo o Ministério Público, além de fortalecer a identidade nacional; zelar pela autonomia institucional das unidades e ramos; promover a atuação orientada por dados; e fomentar a atuação integrada e colaborativa.

*Com informações e fotos do MPDFT

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP)

Confira as fotos do evento.

Notícia relacionada

Conselho oferece capacitação sobre uso de tecnologias de inteligência artificial generativa no Ministério Público brasileiro

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp