Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Integrantes do CNMP e do MPRS são recebidos por lideranças da área de segurança pública - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 6/10/21, às 20h53.

06 10 21 rinaldo mp rs 1Nesta quarta-feira, 6 de outubro, o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Silvio Amorim e Moacyr Rey e os coordenadores da correição Alessandro Miranda, Marco Amorim e Vera Souza participaram de reunião com o governo do estado do Rio Grande do Sul, onde foram recebidos pelo governador em exercício, Ranolfo Vieira.

06 10 21 rinaldo mp rs 2Os integrantes do CNMP estavam acompanhados dos subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), Angela Rotunno, e de Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e do coordenador do Escritório do Ministério Público do RS em Brasília, Fabiano Dallazen.

Na pauta do encontro, temas relacionados à segurança pública no estado. O vice-governador apresentou o programa transversal e estruturante RS Seguro, do qual o MP faz parte, que tem como premissa os três “is”: Integração, Inteligência e Investimento qualificado. Abordou ainda os quatro eixos da política de Estado – combate ao crime; políticas sociais, preventivas e transversais; qualificação do atendimento ao cidadão; e sistema prisional.

A Corregedoria Nacional do Ministério Público está no Rio Grande do Sul realizando uma correição temática promotorias do MP em Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e São Leopoldo que possuem atribuições na área de segurança pública, sistema prisional e controle externo da atividade policial.

As correições temáticas seguem a visão de aperfeiçoamento das ferramentas de controle e estratégias de atuação. Esse modelo está fundamentado na Carta de Brasília, que estabeleceu diretrizes objetivando a modernização do controle da atividade extrajurisdicional pelas Corregedorias.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Rotunno, salientou que o Ministério Público, como integrante do Programa RS Seguro, atua em cooperação com a Secretaria da Segurança em diversos programas. “Um dos exemplos é o Comitê EmFrente Mulher, que está inserido no RS Seguro. O comitê é integrado por diferentes instituições, órgãos públicos e entidades privadas, que juntos decidem projetos e definem metas para a questão da violência doméstica”, disse a subprocuradora-geral.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio Melo, em sua manifestação, ressaltou a importância do trabalho integrado coletivo e preventivo que vem sendo executado pelo Ministério Público em parceira com as instituições vinculadas ao Projeto RS Seguro. “As demandas sociais, que incluem a segurança púbica, precisam cada vez mais de instituições que atuam afinadas e focadas no bem-estar comum e o Rio Grande do Sul está nesse caminho”, finalizou.

Com fotos e informações da Ascom do MPRS

Matéria relacionada
Corregedoria Nacional do MP inicia correição temática em Promotorias com atribuição na área da segurança pública no Rio Grande do Sul

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp