Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Campanha do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do CNMP, ganha adesão do Ministério Público da Bahia - Conselho Nacional do Ministério Público
Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Publicado em 17/10/23, às 16h53.

pacto vacinal banner1A campanha de comunicação do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ganhou mais um parceiro. O Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) começou a veicular, nesta terça-feira, 17 de outubro, em seus canais oficiais, as peças publicitárias oficiais de apoio ao Pacto, com o lema “Cada família tem seu cuidado. A vacina cuida de todos”.

No estado baiano, além do MP/BA, o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e influenciadores como Ivan Mesquita (o Cêro), Lore Improta e o cantor Adelmo Casé contribuem para a campanha do CNMP que busca conscientizar e engajar a sociedade no enfrentamento da queda nos índices de vacinação.

Serão divulgados vídeos e cards nas redes sociais do Ministério Público baiano, jingle em rádios da capital e interior, cartazes, faixas e outras peças de apoio.

A data escolhida para o início da conscientização nos canais oficiais do MP da Bahia coincide com o Dia Nacional da Vacinação, instituído no âmbito do Ministério da Saúde e que busca reforçar a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, principalmente de crianças e adolescentes, como forma de prevenir o aparecimento de doenças já eliminadas no país.

Adesão 

O MP/BA aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, institucionalizado pela Comissão da Saúde do Conselho, em março deste ano, como forma de conscientizar a população acerca da relevância das imunizações indicadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a prevenção de doenças, além de incentivar a atuação ministerial na temática.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Bahia ocupa o 22º lugar no ranking da cobertura geral de vacinação entre os estados da federação, apresentando uma cobertura de 45,06%.

O Pacto pela Consciência Vacinal 

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal foi lançado no dia 30 de novembro de 2022, pela  Comissão da Saúde do CNMP,  com o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.

Desde seu lançamento, aderiram à iniciativa do CNMP 144 instituições, como órgãos internacionais, dos poderes federais, estaduais e municipais, Ministérios Públicos, veículos de comunicação, times de futebol e empresas.

Confira aqui a lista completa. 

Notícia relacionada 

CNMP lança campanha para conscientizar a sociedade sobre a importância da vacinação 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp