Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Apresentada nota técnica sobre projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 29/3/16, às 12h59.

fotoantonioO presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Antônio Duarte (na foto, à direita), apresentou ao Plenário nesta terça-feira, 29 de março, uma proposta de nota técnica contra o Projeto de Lei nº 3.722/2012, que tramita na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei dispõe sobre a revogação do Estatuto do Desarmamento e estabelece o Estatuto de Controle de Armas de Fogo. A proposta será distribuída a um relator e, posteriormente, analisada pelo colegiado, como determina o regimento interno.

De acordo com a nota, a aprovação do projeto resultaria em excessiva flexibilização das exigências já consagradas para a aquisição e o porte de armas de fogo no país, implicando em consequências imprevisíveis para a segurança pública. Entre as medidas citadas está a redução da idade mínima para aquisição de armas para 21 anos.

Segundo o conselheiro Antônio Duarte, o tema foi amplamente debatido no âmbito da Comissão, o que originou a proposta apresentada. “Avaliamos que esse PL viola os princípios da vedação do retrocesso social e da proibição de proteção deficiente”, afirmou durante a 6ª Sessão Ordinária de 2016.

Ainda segundo o texto apresentado, a Comissão avalia que, caso seja aprovado, o projeto comprometerá seriamente os esforços empreendidos por diversas instituições para “resguardar a segurança pública”. Os potenciais impactos do projeto à sociedade justificam o debate interno e a proposta da Comissão, conforme razões apresentadas ao Plenário.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).


Conselho Nacional do Ministério Público

(61) 3366-9100
Flickr: conselhodomp
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp
WhatsApp: CNMP

 

Secretaria de Comunicação Social do CNMP

(61) 3315-9425
Atendimento à imprensa: jornalismo@cnmp.mp.br

 

Cerimonial do CNMP

(61) 3315-9417
Inscrições e certificados de eventos: cerimonial@cnmp.mp.br

 

Ouvidoria

(61) 3315-9468 / 3315-9467 / WhatsApp (61) 3366-9229
Sugestões, elogios, reclamações, representações e pedidos de informação: https://www.cnmp.mp.br/portal/ouvidoria