Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional participa de reuniões no Departamento de Justiça dos Estados Unidos - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 15/9/16, às 17h57.

corregedor eua 8A Corregedoria Nacional do Ministério Público reservou esta quinta-feira, 15 de setembro, para uma série de reuniões no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, dando sequência à missão institucional do corregedor nacional do Ministério Público, Cláudio Portela.

John Cruden, U.S assistant attorney general, explicou ao corregedor nacional a importância do trabalho de negociação no exercício das funções extrajurisdicionais do Ministério Público. “A maior parte dos casos que recebemos entra em processo de negociação ou mediação, sendo a judicialização o nosso último recurso”, disse John Cruden, responsável pela recente resolução de casos relevantes nos Estados Unidos. Também foi ressaltado que existem padrões de negociação estabelecidos, que servem de guia para os promotores e procuradores do Departamento.

corregedor eua 7

Em outro momento, a Corregedoria Nacional foi apresentada ao órgão de controle disciplinar dos promotores e agentes do Departamento de Justiça norte-americano. James Vargason, assistant counsel, explicou que o Office of Professional Responsibility é estritamente responsável pela investigação de infrações funcionais e se colocou à disposição para o estreitamento de relações institucionais com a Corregedoria Nacional.

Um dos pontos altos do dia foi o encontro do corregedor com o inspector general Michael Horowitz, que detalhou o trabalho de fiscalização independente realizado sobre todo o Departamento de Justiça, especialmente na investigação de questões disciplinares não relacionadas ao exercício funcional, além de toda a performance financeira e administrativa da agência americana.

corregedor eua 6

Cláudio Portela e Michael Horowitz se comprometeram a estreitar as conversas até o fim do ano, quando a Corregedoria Nacional voltará a Washington para participar do Fórum Global. “Trabalharemos pelo engrandecimento de nossa instituição a partir das boas práticas encontradas aqui”, disse Portela. o de Justiça norte-americano. James Vargason, assistant counsel, explicou que o Office of Professional Responsibility é estritamente responsável pela investigação de infrações funcionais e se colocou à disposição para o estreitamento de relações institucionais com a Corregedoria Nacional.

A missão da Corregedoria Nacional termina nessa sexta-feira, dia 16, com a assinatura da adesão ao Fórum e uma reunião com o vice-presidente financeiro do Banco Mundial, Joaquim Levy, a vice-presidente jurídica do Banco Mundial, Anne-Marie Leroy, e o vice-consultor geral do Banco Mundial, Alberto Ninio.

 

Leia mais sobre a missão do corregedor nacional

Corregedoria Nacional e Banco Mundial firmam entendimentos para troca de experiências

Segundo dia de missão em Washington reúne integrantes da CN e do Banco Mundial

Corregedor nacional do MP se reúne com órgãos da Justiça dos Estados Unidos

Corregedoria Nacional do MP pleitea assento no Fórum Global sobre Direito, Justiça e Desenvolvimento

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp