Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP aprova sete propostas durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 14 de novembro - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 16/11/23, às 15h04.

17 sessao banner noticiaO Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público aprovou sete propostas durante a 17ª Sessão Ordinária de 2023, realizada nessa terça-feira, 14 de novembro. Na ocasião, os conselheiros julgaram 35 processos e prorrogaram o prazo de dois procedimentos disciplinares. Além disso, houve um pedido de vista. 

As propostas de resolução aprovadas trataram dos seguintes assuntos: garantia de que o período de licença-maternidade seja computado no estágio probatório de membras e servidoras do Ministério Público brasileiro e do CNMP; instituição da Política Nacional do Ministério Público Digital; e prorrogação da Comissão Temporária de Defesa da Democracia por mais um ano, a partir de 9 de janeiro.  

Já as propostas de recomendação tiveram como objetos: a integração de esforços para o fortalecimento do serviço de acolhimento em família; e a possibilidade de utilização das verbas das transações penais e suspensão condicional do processo para instituições públicas e privadas de finalidade social destinadas à defesa e à promoção dos direitos das mulheres e à prevenção e combate à violência contra a mulher.

O Plenário aprovou, também, proposta de emenda que altera o Regimento Interno do CNMP para modificar a contagem de prazos processuais e proposta de enunciado que uniformiza os julgamentos de conflitos de atribuição que digam respeito à fiscalização e ao acompanhamento do plano municipal de aplicação de verbas de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Além da aprovação das proposições, houve a apresentação de uma proposta de recomendação que estabelece diretrizes para o desenvolvimento, implementação e uso seguro e responsável de ferramentas de Inteligência Artificial no Ministério Público.

Lançamentos 

Ainda durante a 17ª Sessão Ordinária, o presidente da Comissão do Meio Ambiente do CNMP, conselheiro Rinaldo Reis, lançou a publicação digital “Patrimônio histórico e cultural: salvaguarda e atuação do Ministério Público”.   

O presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ), Rodrigo Badaró, lançou duas obras realizadas em parceria entre o CNMP e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil: “O CNMP sob a perspectiva da advocacia” e “Procedimentos disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público: elementos teóricos e práticos”.

Próximas sessões 

28 de novembro (18ª Sessão) e 12 de dezembro (19ª Sessão). As sessões ocorrem no Plenário do CNMP, em Brasília, a partir das 9 horas, e são transmitidas, ao vivo, pelo canal do Conselho no YouTube

Saiba mais sobre a 17ª Sessão Ordinária 

Processos julgados

Pauta 

Notícias 

Vídeo 

Fotos 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp